Pinacoteca do Ceará encerra primeiro ano de funcionamento com mais de 122 mil visitantes e nove exposições realizadas

21 de dezembro de 2023 - 14:24 # # # #

Ascom Pinacoteca do Ceará - Texto
Marília Camelo - Pinacoteca do Ceará - Foto


Ao todo, o museu recebeu obras de 270 artistas do Brasil e do exterior, além de seminários, performances, aulas abertas e ações formativas acessíveis e gratuitas

Com a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, a Pinacoteca do Ceará – que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), gerida em parceria com o Instituto Mirante – é também um espaço de reverberação da cultura cearense e difusão da história das artes visuais do estado. O museu, que ocupa os galpões da antiga Estação Ferroviária João Felipe, comemora o primeiro ano de aniversário em dezembro de 2023 com mais de 122 mil visitantes nas nove exposições que já passaram pelo equipamento.

Neste período, a Pinacoteca abrigou obras de 270 artistas cearenses, além de outros estados brasileiros e internacionais que estiveram no museu, integrando exposições ou participando de eventos, como o II Fotofestival Solar e a Verbo – Mostra de Performance Arte.

Entre as exposições abertas neste primeiro ano na Pinacoteca, destaque para “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, a maior mostra já realizada com obras do artista, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo. A curadoria foi assinada por Thierry Freitas e Flávia Muluc. O museu realizou também a exposição “Negros na Piscina”, com curadoria de Fabiana Moraes e Moacir dos Anjos. Concebida no âmbito do Fotofestival SOLAR, a mostra ficou em cartaz de dezembro de 2022 até maio de 2023.

Desde o último dia 9 de dezembro, a Pinacoteca do Ceará traz obras inéditas de Leonilson na exposição “Leonilson: montanhas e protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, que segue em cartaz até maio de 2024. Ao todo, são 245 obras do artista cearense e de outros artistas do Ceará que lhe foram contemporâneos. A curadoria é de Aline Albuquerque e Ricardo Resende. Em parceria com o Projeto Leonilson, a mostra reúne também trabalhos de Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra.

Papel formativo

Em um ano de funcionamento, a Pinacoteca do Ceará realizou 516 visitas mediadas, 70 atividades formativas e de pesquisa, além de 13 aulas abertas com pesquisadores, artistas e curadores. As programações fortalecem a proposta de um “museu ateliê”, que se propõe não só como um espaço de fruição, mas de formação. Nesse sentido, incluindo o período de pré-abertura, foram realizados quatro seminários e duas edições do Ateliê de Pesquisa e Crítica, além de ações de formação para professores da rede pública. Nas aulas abertas, entre os nomes que passaram pelo museu, estão a artista Castiel Vitorino e a curadora Lisette Lagnado.

Nesses 12 meses de atuação, o público infantil também foi o foco de diversas atividades. Até agora já foram realizadas 74 ações para as crianças, com destaque para a programação especial em outubro deste ano.

Acessível e Gratuito

Com destaque para a acessibilidade, a Pinacoteca oferece atividades com interpretação em Libras, audiodescrição de parte das obras em exposição e acervo tátil, além de outros recursos como visitas mediadas em libras. Em 2023, foram 70 ações de acessibilidade, reforçando o compromisso de tornar o museu mais inclusivo. Outro aspecto importante para democratizar o acesso à Pinacoteca é a gratuidade de todas as atividades.

Os 9.077 metros quadrados de área total colocam a Pinacoteca do Ceará como uma das maiores do Brasil, mas não só isso. A instituição conta com uma das maiores reservas técnicas do País, equipada com mobiliário específico e pensada desde antes da inauguração do museu. Responsável pela salvaguarda de um dos maiores acervos públicos de obras de arte do Brasil, até o momento foram inventariadas 1.350 obras e realizados 28 restauros.

Sobre a Pinacoteca

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço:

Pinacoteca do Ceará
Endereço: Rua 24 de maio, S/N, Centro – Fortaleza – CE
Funcionamento: quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h*
Acesso gratuito

*Com entrada até 30 minutos antes do fechamento do museu