Bebês internados no HGWA ganham sessão fotográfica com temática natalina

22 de dezembro de 2023 - 10:09 # # #

Ascom HGWA - Texto
Sândalo Costa - Fotos

Já é tradição. O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta quarta-feira (20), a sessão de fotos natalinas dos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). As imagens, além de proporcionarem momentos especiais para familiares e equipe, serviram de presente de despedida para alguns bebês que estavam recebendo alta hospitalar.

Esse foi o caso do pequeno José Miguel que, com quase um mês de vida, pela primeira vez, irá para casa e passará o Natal com a família. “Essa sessão de fotos foi o melhor presente. Meu filho está tendo alta e vamos passar o Natal em casa. A emoção ao ver essas fotos foi maravilhosa. Fui muito bem assistida e só resta a gratidão”, disse a mãe da criança Daline Rafaela, 30.

Entretanto, nem todas as mães devem conseguir passar o período de festas com os filhos em casa. Para algumas, a data será dentro da unidade hospitalar, mas a lembrança do primeiro Natal em forma de fotografia tem gerado sentimento de conforto. Ana Maria, 30, está acompanhando o filho Pedro Ravi, de um mês e 25 dias, que nasceu prematuro.

“Acredito que vamos passar o 25 de dezembro aqui, mas me conforta ver essas fotos, ver que ele está evoluindo bem e que posso mandar para os meus familiares sentirem essa emoção também. Sempre foi um sonho ser mãe para mim e o primeiro Natal tornou-se inesquecível”, afirma.

A psicóloga Renata Viana, que integra a equipe do HGWA, ressalta o valor de momentos como a sessão de fotografia. Ela explica que as imagens vêm humanizar o ambiente da neonatologia hospitalar, onde tudo precisa ser muito regrado e cuidadoso, respeitando a singularidade de cada bebê e reforçando os vínculos entre equipe, família e paciente.

“Uma família, quando descobre uma gravidez, faz inúmeros planos com esse bebê. Mas nenhum deles envolve uma internação. Nesse momento, surgem vários sentimentos fortes, medos, inseguranças que abalam o psicológico e as mantém fora de sua realidade. A realização do ensaio fotográfico proporciona uma ligação com o momento atual, ultrapassando o contexto do adoecimento, focando na comemoração da primeira data festiva deles. As mães ficaram com essa recordação afetiva de um momento de muitas emoções ambivalentes”, destaca.

Voluntariado

A sessão contou com o trabalho voluntário do fotógrafo Sândalo Costa. Pela terceira vez, ele se disponibiliza em registrar os bebês, todos em temática natalina. A equipe assistencial do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP) esteve na produção e preparou cuidadosamente cada detalhe. Após os registros, as mães receberam as imagens para compartilhar com a família.

Para o fotografo voluntário, o sentimento é de gratidão. “É um momento de troca, eu ganho muito mais, em poder proporcionar esse momento. É, de fato, muito gratificante. A satisfação em poder presentear essas famílias com o meu trabalho, com a fotografia, levando essas lembranças para sempre”, destaca o profissional.