Protocolos do Circuito de Gestão orientam rede estadual no aprimoramento de processos

22 de dezembro de 2023 - 09:21 # # # #

Ascom Seduc - Texto e Foto

A Secretaria da Educação (Seduc) apresentou, nesta quinta-feira (21), o documento “Protocolos do Circuito de Gestão Cearense”, que visa orientar e sistematizar os principais processos e procedimentos que definem a gestão educacional, nos níveis estadual, regional e escolar. Desta forma, a rede avança na promoção da qualidade e equidade no ensino. O método do circuito já fazia parte da estratégia da Seduc desde 2017, no contexto da parceria com o Instituto Unibanco. A novidade é que os protocolos atuais contemplam mais diretamente a realidade do estado, permitindo que os profissionais tenham acesso a subsídios contextualizados e enriquecidos.

O circuito de gestão cearense é inspirado no método PDCA (Plan, Do, Check, Act), que em português quer dizer planejar, executar, checar e atuar/ajustar. Sendo assim, a ação é composta pelas etapas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de resultados, e correção de rotas.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, observa que a metodologia do circuito fortalece a gestão para a equidade.

“Quando há o monitoramento e o acompanhamento atento dos alunos com menores rendimentos, em conjunto com o Projeto Professor Diretor de Turma, que considera o aluno mais do que um simples número, e sim como um indivíduo com especificidades, fortalecemos a nossa rede. Esse material tem muito protagonismo da equipe da Seduc, mas também muito apoio do Instituto Unibanco”, ressaltou a gestora, durante reunião do Comitê Executivo da Seduc. Em janeiro, lembra Jucineide, haverá uma formação com a Superintendência Escolar de cada uma das 23 Regionais da Educação para o estudo das etapas do circuito.

A coordenadora de Acompanhamento e Desenvolvimento Escolar para Resultados de Aprendizagem, Kelem Freitas, explica que para a elaboração dos protocolos foi feito um trabalho de escuta com os atores envolvidos no processo, por todo o estado.

“Somos o único estado apoiado pelo Instituto Unibanco que criou etapas novas e omitiu antigas, para que o circuito tivesse a nossa cara. Hoje, há uma etapa exclusiva cearense, que está sendo levada a outros estados, que é a da parada reflexiva. Entendemos ser preciso analisar o que aconteceu para planejar o ano seguinte. Além disso, customizações poderão ser feitas para atender às necessidades de cada Regional”, descreve.