Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara completa 21 anos de assistência à saúde dos cearenses

27 de dezembro de 2023 - 10:18 # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto
Arquivo - Foto

HGWA tem 359 leitos e realiza, em média, 10 mil atendimentos por ano

Fundado em 26 de dezembro de 2002, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa 21 anos nesta terça-feira (26). A unidade presta serviços de saúde qualificados, em nível secundário, aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados por hospitais públicos terciários.

Em 2023, o HGWA foi destaque em diversas premiações que reforçam a importância do hospital para a saúde do estado, além de ter sido acreditado com excelência, nível 3, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A unidade atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão.

Com 359 leitos, cerca de 10 mil pacientes são atendidos no HGWA, entre adultos e crianças, por ano. São cerca de 300 cirurgias mensais, mais de 100 mil atendimentos ambulatoriais ao ano e mais de 400 mil exames laboratoriais e de imagem. A técnica de enfermagem Maria Zeneide, 65, trabalha no HGWA há exatamente 21 anos. Atuando na Central de Material de Esterilização (CME), unidade de apoio que cuida de toda a instrumentalização do hospital, ela não esconde o orgulho em fazer parte do HGWA.

“Quando eu comecei aqui só tinham duas clínicas, passei dois anos trabalhando nas clínicas e foi um aprendizado muito feliz. Logo depois, vim para a CME. Aqui eu faço um pouco de tudo, digo que estamos no coração do hospital. Aqui cada bandeja preparada é feita com carinho e amor para cada profissional utilizar. Eu amo o que eu faço e sou muito feliz por estar aqui, amo o Waldemar, é tanto que chamo de Waldemarzinho, sinto que coloquei um tijolinho aqui e faz toda diferença e prezo muito por isso.”, conta a profissional.

Premiações

Em novembro de 2022, o HGWA foi eleito o segundo melhor hospital público do Brasil pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), a ONA e o Instituto Ética Saúde (IES). Já em novembro deste ano, dois dos seis trabalhos apresentados durante o 5º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde promovido pela ONA, foram premiados. O trabalho da UTI do HGWA conquistou o primeiro lugar geral, e a cirurgia a terceira colocação no Prêmio Melhores Práticas em Destaque.

Hospital da rede Sesa tem a segurança e a humanização como pilares

Outra conquista foi alcançada em outubro deste ano, com o recebimento do prêmio nacional na categoria de Ensino e Pesquisa. A unidade foi reconhecida durante a 10ª edição do Prêmio “Excelência da Saúde”, que ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte (RN), e que tem como objetivo homenagear instituições de saúde que mais se destacaram no último ano.

O médico e diretor-geral do HGWA, Denys Briand, lembra da importância de manter o foco na qualidade e na segurança do paciente. Para ele, os resultados refletem no comprometimento do corpo clínico nestas práticas. “O ano de 2023 foi de muitas conquistas para o HGWA. No primeiro semestre colocamos em funcionamento mais 37 leitos clínicos para apoiar a Rede Sesa. Tivemos um foco cada vez maior em melhorar o atendimento dos pacientes, na qualidade e na segurança. Temos a certeza em continuar nesse caminho, buscando sempre fazer o melhor para os nossos usuários”, afirma Briand.

Parcerias

A diretora de Gestão do Cuidado, do HGWA, Thaís Herzer, enaltece as parcerias com as grandes entidades nacionais, que contribuem para a capacitação e melhoria dos diversos fatores assistenciais. “Com o apoio dos projetos do PROADI-SUS, iniciativa do Ministério da Saúde, o HGWA pode aprimorar temas relevantes em saúde pública com apoio de hospitais de referência. Esse ano, fomos contemplados com o projeto Tele-UTI na UTI pediátrica com o Hospital Moinhos de Vento trazendo inovação e tecnologia e o projeto Cuidados Paliativos com o Hospital Sírio-Libanês trazendo capacitação sobre o tema para vários colaboradores dos setores assistenciais”, afirma.

Referência

O HGWA também é referência no tratamento e na reabilitação de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC). O equipamento possui uma ala exclusiva para este perfil com uma equipe multiprofissional habilitada formada por neurologistas, clínicos, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, equipe de enfermagem, fisioterapeutas e farmacêuticos. Estes profissionais trabalham na reabilitação dos pacientes utilizando protocolos adequados e atuam na investigação da causa para fazer a prevenção secundária.