IDT prevê oferta de quase 12 mil vagas de emprego no Ceará no primeiro trimestre de 2024

2 de janeiro de 2024 - 11:23 # # # #

Ascom Sine/IDT - Texto

O início do ano pode simbolizar vida nova para muitos cidadãos cearenses a partir da conquista de um novo emprego. Por isso, os interessados em ingressar ou reingressar ao mercado de trabalho devem estar atentos. De acordo com expectativa do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), de janeiro a março do ano que se inicia, 11.911 vagas deverão estar disponíveis ao trabalhador por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O número representa crescimento de 27% em relação à perspectiva para o primeiro trimestre de 2023.

“Percebemos que a economia cearense continua sua curva ascendente, resultado dos diversos investimentos públicos e privados. Além disso, o IDT tem atuado fortemente na melhoria dos seus processos, não somente para a ampliação do número de postos de trabalho como também para a maior assertividade no encaminhamento desse profissional por meio do sistema público de emprego”, afirma o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana.

A estimativa tem por base a análise do mercado e os números registrados nos anos anteriores. Da mesma forma, entre as ocupações mais demandadas para o período nos dois últimos anos, destacam-se as oportunidades para alimentador de linha de produção, vendedor de comércio varejista, assistente administrativo, preparador de calçados, faxineiro, teleoperador, operador de caixa, trabalhador polivalente da confecção, atendente de lojas e mercados, auxiliar de escritório, entre outras.

“O IDT se prepara para iniciar 2024 captando mais oportunidades aos trabalhadores, em diversos setores e ocupações. Portanto, é muito importante que os candidatos já comecem a se preparar, atualizando o cadastro e conferindo se a documentação necessária está organizada”, observa o presidente do Instituto, Raimundo Angelo.