Preço da castanha de caju tem queda de 10% na Ceasa em Maracanaú

4 de janeiro de 2024 - 11:53 # # #

Helena Demes - Ascom Ceasa-CE - Texto
Ascom Ceasa-CE - Foto

Bastante procurada e consumida em todo o Brasil, especialmente no Nordeste, a castanha de caju, considerada uma oleaginosa, fruto do cajueiro, registrou queda de 10% em seu preço nesta quinta-feira (4), no entreposto da Ceasa em Maracanaú, saindo de R$ 50,00 para 45,00/kg.

Rica em nutrientes, a castanha de caju oferece inúmeros benefícios à saúde por meio dos antioxidantes, vitamina E, magnésio, potássio, fósforo e fibras. Essas substâncias previnem o envelhecimento das células, são necessários à formação dos glóbulos vermelhos e de tecido muscular, ajudam no controle da pressão arterial, atuam na formação de ossos e dentes e ajudam no funcionamento intestinal. Além disso, contribui para prevenção de doenças como Alzheimer, dentre outras.

Mas, apesar dos inúmeros benéficos que a castanha de caju proporciona ao nosso organismo, é importante lembrar que ela possui alto valor calórico. Uma unidade de cerca de 2,5g tem 15 calorias. Assim, a quantidade a ser consumida deve ser pequena, mas isso não pode anular a sua ingestão, nem mesmo em dietas de emagrecimentos. A recomendação é consumir em torno de 10 unidades, cerca de 25g, duas vezes na semana.