No Dia de Reis acontece a Terreirada do Grupo de Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília, em Quixadá

5 de janeiro de 2024 - 09:49 # # # #

Matheus Pinheiro - Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto

Evento será realizado em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro

Na próximo sábado (6), o grupo de reisado de caretas Boi Coração do Mestre Chico Emília, juntamente com a Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro, realiza a execução do projeto Terreirada – Tradição e Memória do Reisado Boi Coração do Mestre Chico Emília na Comunidade Boa Água, no Distrito do Cipó dos Anjos, em Quixadá.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Casa de Antônio Conselheiro, são equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Tradição

No coração da cidade de Quixadá, na comunidade de Boa Água, Distrito do Cipó dos Anjos, uma tradição cultural de mais de cinco décadas se mantém viva e pulsante. A “Terreirada”, apresentação do Reisado de Caretas Boi Coração, é reconhecida como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará, destacando-se como um elo entre o passado e o presente.

Chico Emília, Mestre do Reisado de Caretas Boi Coração, é o guardião dessa expressão cultural que envolve músicos, dançarinos e personagens folclóricos, como o emblemático Boi e o enigmático Mateus. Originado nos festejos de Natal e Carnaval, o Reisado Boi Coração transcende as sazonalidades, mantendo-se ativo ao longo de todo o ano.

O Boi, símbolo de fartura e fertilidade, é representado por um imponente boneco, ricamente decorado com fitas e flores coloridas. Ao som da pífia, sanfona e zabumba, ele dança em harmonia com a banda do reisado, proporcionando uma experiência visual e sonora única.

O Mateus, figura importante, desempenha o papel de segundo líder do grupo, empunhando uma espada que simboliza a proteção do Boi e do conjunto contra adversidades. A riqueza do Reisado Boi Coração não se limita a esses personagens; a Véia, a Ema, a Maria Bonita, o Jaraguá, o Palhaço, o bode doido, o

Moleque, e muitos outros enriquecem o espetáculo com suas danças e trajes característicos.

A celebração do Reisado Boi Coração é uma explosão de cores, música e dança, representando uma expressão autêntica da cultura popular brasileira transmitida de geração em geração. Chico Emília, Mestre dedicado, é o guardião dessa chama cultural, assegurando que a tradição perdure e encante as futuras gerações. A Terreirada é mais do que uma apresentação; é um testemunho vivo da riqueza cultural do Ceará.

Chamada Pública

O projeto foi contemplado na II Chamada Pública de Projetos Artísticos e Culturais do Sertão Central – 2023 da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa de Antônio Conselheiro.

A Chamada é uma ação que reflete políticas culturais do estado do Ceará, direcionando seus recursos para democratizar e movimentar a criação e a difusão, na economia criativa, para a região do Sertão Central, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico.