Rede estadual: matrícula na 1ª série do Ensino Médio para alunos oriundos de escolas municipais vai até dia 11

5 de janeiro de 2024 - 15:22 # # #

Ascom Seduc - Texto

Até a próxima quinta-feira (11), acontece a etapa de confirmação de matrículas para alunos que concluíram o 9º ano em 2023 em escolas municipais e agora irão cursar o ensino médio numa escola estadual. As vagas estão garantidas, por meio da parceria entre as Secretarias de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e dos Municípios.

Os alunos das escolas municipais não são considerados novatos, pois fazem parte da rede pública de ensino. A efetivação do ingresso dos que estudavam nas redes municipais é feita nessa etapa específica.

Em Fortaleza, as unidades de ensino municipal começam a entregar a cada estudante um documento que encaminha seu ex-aluno à rede estadual. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola indicada para confirmar a matrícula. Caso o estudante não tenha recebido o documento na escola municipal, deve solicitar seu encaminhamento.

Veja aqui a documentação necessária para matrícula

Processo de Matrícula

Na rede pública estadual, o processo de matrícula começa com a confirmação dos alunos veteranos por parte de pais e responsáveis ou do próprio estudante sobre a sua permanência na escola.

No segundo momento, acontece o remanejamento interno, voltado aos alunos da rede pública estadual que desejam transferir-se para outras unidades de ensino. Essas ações são realizadas pelas próprias escolas.

Nesta segunda etapa, também é feito o remanejamento externo, voltado aos alunos das redes municipais que serão recebidos nas escolas estaduais. Estas duas etapas acontecem por meio da parceria entre Seduc e Secretarias de Educação dos Municípios. Cada escola, de acordo com o planejamento prévio, orientado pela Seduc, deverá receber o estudante remanejado, garantindo sua vaga.

Novatos na rede pública

A terceira é destinada aos novatos, em geral, oriundos da rede privada, de outros estados ou estudantes que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual. Na próxima quarta-feira (10) terá início a etapa da matrícula na rede pública estadual direcionada a esse público.

Em Fortaleza, os estudantes que ingressam na rede pela primeira vez e os que abandonaram a escola deverão solicitar seu processo de matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online. A matrícula poderá ser efetuada pelo estudante, quando maior de 18 anos, ou pelo responsável, quando menor de 18 anos.