Com ajuda do Serviço Social do HRVJ, paciente em situação de rua resgata documentos e volta para a família

10 de janeiro de 2024 - 19:12 # # #

Joelton Barboza - Ascom HRVJ - Texto e Fotos

Com a alta médica, o Serviço Social articulou a volta de Getúlio ao convívio familiar

Getúlio Martins, 66, estava em situação de rua quando foi atropelado e deu entrada na emergência do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ele precisou passar por uma cirurgia na perna, mas não possuia documentos de identificação. Na admissão, relatou ao setor de Serviço Social que tinha uma irmã chamada Terezinha Andrade, com residência no município de Lavras da Mangabeira. Havia, porém, uma fragilidade no vínculo que o levava a estar afastado da família.

Depois de uma busca ativa junto às redes socioassistenciais dos municípios de Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Cedro, os profissionais localizaram os documentos do paciente. Com indicação de alta hospitalar, a equipe do Serviço Social fez a articulação necessária para que a família o acolhesse. O caso foi comunicado ao Ministério Público (MPCE), por se tratar de um paciente idoso e em situação de risco. Após várias tentativas, a irmã do paciente se dispôs a acolhê-lo.

Após articulação do Serviço Social, a irmã do paciente se dispôs a acolhê-lo

“O município de Lavras da Mangabeira vai realizar acompanhamento enquanto assistência social, para um trabalho continuado, garantindo a Getúlio que ele tenha acesso a todos os seus direitos”, explica a assistente social da unidade, Gabriela Gondim.

A irmã do paciente, Terezinha Andrade, de 53 anos, ressalta que está feliz com o reencontro e que o irmão precisa deixar ser ajudado. “Espero que ele não queira mais voltar para a rua, pois já viu que não tem mais condições e não consegue andar a pé. Eu acredito que agora ele vai sossegar”, diz. O aposentado também se mostrou contente com a reaproximação. “Graças a Deus estou muito satisfeito e feliz”, disse.