Realizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, Projeto Percursos encerra 2023 com diversas ações pelo Ceará

10 de janeiro de 2024 - 15:42 # # #

Ascom Sobrado - Texto e Fotos

As ações aconteceram gratuitamente e de forma itinerante em espaços parceiros

Com o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, de forma itinerante, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória, foi criado em 2023 o projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O projeto realizou 102 atividades desenvolvidas em parceria com entidades, equipamentos culturais, secretarias estaduais e municipais. Percorreu diferentes cidades do território cearense, sendo elas, Aquiraz, Caucaia, Crato, Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Sobral para democratizar o acesso à sua programação e oportunizar as potencialidades artísticas e culturais no estado.

Também contou com a realização das visitas mediadas que a partir de uma abordagem triangular trazendo a educação patrimonial, o estímulo ao protagonismo dos sujeitos sociais e a mediação centrada nos princípios de liberdade de expressão e de individualidade, promoveu a apresentação e aproximação do Sobrado – tanto a edificação quanto o espaço cultural – para refletir sobre a sua edificação, sua história e seus usos como patrimônio cultural e as relações do equipamento com a cidade – principalmente com o Centro de Fortaleza – com o público, com os artistas e com o setor cultural.

Além de proporcionar ações formativas que são atividades abertas ao público e realizadas nos diversos segmentos culturais e artísticos; ações de múltiplas linguagens que busca desenvolver uma agenda cultural nos mais diversos formatos, contemplando o fomento e a difusão cultural das artes visuais em diálogo com a missão do Sobrado; e as vivências artísticas – também chamadas de Café do Zé – que promovem rodas de conversa com os mais diversos profissionais do campo das artes e cultura e o público em geral.

As exposições e mostras também fizeram parte de suas ações, como a Exposição Cariri Contemporâneo – É o amor o que faz tudo isso valer – que aconteceu na Escola de Belas Artes Raimundo Cela, em Sobral, através da parceria com a Prefeitura de Sobral. A Exposição contou com obras de artistas do Cariri que lançaram luz sobre este território sagrado, sacramentado pela mística do Padre Cícero, que, apropriado pelas artes plásticas e gráficas, extrapolou a esfera da xilogravura do cordel, do ex-voto e da imaginária, se expandiu e se diversificou nas múltiplas linguagens da contemporaneidade.

Além da Exposição Impressa – O Centro de Fortaleza – produzida no Ateliê de Impressos, em Fortaleza, que teve o objetivo de proporcionar, por meio de uma vivência prática de produção, uma imersão no campo das artes gráficas, fazendo uso de diversas técnicas de impressão utilizadas por 25 artistas, dentre convidados/as e selecionados/as da Convocatória Pública do Sobrado.

A Mostra Moura Brasil: fragmentos da memória, que aconteceu no Sesc Panorama, em Fortaleza, apresentou o contexto histórico de formação do bairro, as mudanças que permeiam a existência do Oitão Preto e Moura Brasil, as narrativas de seu povo que tem como cenário a relação da comunidade com o mar, bem como os trilhos e a Rede Ferroviária Federal (RFFSA).

Teve ainda a Mostra Altar, na Pitéu Casa Criativa, em Fortaleza, com o intuito de desconstruir padrões e apresentar a pluralidade da arte e cultura cearense, reunindo obras que celebram os elementos da ancestralidade, fé e beleza da população negra e latina exaltados nas imagens de corpos que foram historicamente marginalizados pela sociedade.

O Percursos chegou ao Cariri com as Residências Artísticas, em parceria com o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, um dos mais relevantes modos de produção artística contemporânea que promoveu a reflexão sobre práticas artísticas, possibilitando apoio e o incentivo à produção de pesquisas, no campo das artes, de artistas e/ou coletivos caririenses. Da mesma forma, chegou em Fortaleza com as pesquisas que oportunizaram debater a história do Sobrado, entendendo seu processo de construção, manutenção, bem como, sua trajetória, enquanto patrimônio cultural cearense, e sua importância no campo das artes visuais.

A diretora do Sobrado, Germana Vitoriano, celebra o balanço das ações do projeto ‘Percursos’ e afirma que “o Sobrado precisou fechar suas portas para restauro, mas não parou de desenvolver suas atividades. Proporcionou uma programação cultural diversa, voltada para diferentes idades e em diversos territórios de Fortaleza e de outras cidades. Essa descentralização é um marco para a história desse equipamento cultural tão importante para o Estado e para as artes visuais”, enfatiza.

Germana Vitoriano ainda diz que o projeto permanece com ações, neste ano, e deve ampliar seus parceiros. “Tivemos a oportunidade de firmar parcerias que vão desde secretarias, entidades, ONG´s, comunidades e equipamentos culturais. Esperamos ampliar essa rede colaborativa para a promoção das atividades e queremos chegar a mais lugares, através do projeto, esse é o objetivo do Sobrado”, finaliza a diretora.

Percursos em números

No decorrer do ano foram realizadas exposições, atividades de formação, Cafés do Zé | vivências artísticas, múltiplas linguagens, pesquisa, residência artística, mostras, edital e convocatória que tinham como eixos fundamentais a arte, a cultura, o patrimônio e a memória. Acompanhe o balanço:

06 municípios, além de Fortaleza

22 parcerias firmadas

16 bairros da capital e interior alcançados

20 escolas que receberam as visitas mediadas

12 instituições/entidades também contaram com as visitas mediadas

Sobre o Sobrado

Tombado como patrimônio cultural estadual, foi inaugurado em 31 de julho de 2007, abriu suas portas para o público como um centro aglutinador das Artes Visuais do Ceará, que oferece atividades no campo das Artes Visuais, da Memória e do Patrimônio Cultural, proporcionando a execução de Políticas Culturais no Estado do Ceará. O equipamento cultural fechou temporariamente suas portas, em março de 2023, para realizar a obra de restauro e conservação preventiva do patrimônio.

Serviço

Sobrado Dr. José Lourenço – Projeto Percursos

Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154.

Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 99622.2023 (WhatsApp).