Governo do Ceará realiza a 11ª edição dos Jogos Indígenas do Ceará na próxima semana

11 de janeiro de 2024 - 15:54 # #

Ascom Sesporte - Texto e Fotos

A abertura acontece no dia 19, às 9h

Está chegando a maior competição indígena do estado, a 11ª edição dos Jogos Indígenas do Ceará, organizada pela Secretaria do Esporte (Sesporte). Acompetição será entre os dias 18 e 21 de janeiro, no município de Aquiraz, e contará com a participação de 900 indígenas.

“Estamos aguardando essa grande competição que promove a integração dos povos indígenas por meio dos jogos”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Os participantes pertencem a 15 etnias de 19 municípios do Ceará. Os jogos dos povos indígenas contarão com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.

Manifestações culturais dos povos indígenas, como cantos, rituais, danças, pinturas corporais, exposição e comercialização de artesanatos, exposição de documentários, dentre outras atividades serão desenvolvidas na programação.

Os jogos são uma parceria da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince) e do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).

Serviço:

Abertura da 11ª edição dos Jogos Indígenas do Ceará
Dia: 19 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Praça Cônego Eduardo Araripe S/N, Centro – Aquiraz – CE