Sobrado promove intervenção urbana “Romarias para reviver as mortas” no mês da visibilidade trans

15 de janeiro de 2024 - 14:02 # # #

Ascom Sobrado José Lourenço - Texto
Sergio Lima - Foto

A ação é totalmente gratuita, livre para todas as idades e acontece com a interação do público

No mês da visibilidade trans acontece a “Romarias para reviver as mortas”, uma intervenção urbana da artista Pedra Silva, com o intuito de afirmar a vida travesti como um levante transgênero em busca do sagrado e uma produção de imaginário de terreiro dentro da cidade. A ação é realizada pelo Sobrado Dr. José Lourenço – equipamento que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

A atividade acontecerá em dois momentos, sendo o primeiro na sexta (19), das 19h às 21h, no Hub Cultural Porto Dragão, Centro, com um workshop sobre romarias – dramaturgias contínuas – e organização do programa performático junto ao público, e o segundo no sábado (20), das 10h às 11h, na Praça do Carmo, no Centro, e contará com a aparição urbana da romaria saindo da Praça do Carmo, que segue em peregrinação para a Praça do Ferreira, finalizando na Praça dos Leões.

A intervenção urbana é pensada como um presente e uma oferenda. Além de um trabalho que se encontra na encruzilhada artístico-espiritual. Um lugar onde a produção é vista como sagrada e transcendental e se desenvolve a partir de três eixos, sendo eles a autobiografia, os rastros da memória coletiva e os gestos sagrados. Podem participar pessoas trans interessadas em questões sobre transcestralidade, memória e gestualidades, bem como, público que deseja conhecer e refletir sobre a temática.

A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, em parceria com o Hub Cultural Porto Dragão, também equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O “Percursos” tem o objetivo de promover a formação e difusão de expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória. O Sobrado, tombado como patrimônio cultural estadual, foi inaugurado em 31 de julho de 2007, abriu suas portas para o público como um centro aglutinador das Artes Visuais do Ceará, proporcionando a execução de Políticas Culturais no Estado do Ceará.

Sobre a ministrante

Pedra é uma travesti em retomada ancestral identitária, macumbeira, artista, arte-educadora e pesquisadora das encruzilhadas. Brincante do Boi Canarinho e do Coco das Goiabeiras (CE). Transita entre as artes da corpa e as sensitividades performáticas, o estudo das aparições transancestrais e o processo de expansão espiralar da memória na presença em migração a partir da Atuação Ma’kum[b(eira). É formada pelo Curso de Princípios Básicos de Teatro oferecido pelo Theatro José de Alencar, turma 2014/2015. Graduanda do curso Lic. em Teatro do Instituto Federal do Ceará. É integrante da Orquestra Sagrada, coletiva artístico cultural do Abassá de Omulu Ilê de Iansã e é dramaturgista do projeto de dança “Eaí, população!?”. Também é Coordenadora da Res. Art. Memórias Negre-Natives (2020 – 2022/3°ed) em parceria com o Ateliê Casa Mata (CE).

Dia da Visibilidade Trans

O dia da visibilidade trans é celebrado anualmente no dia 29 de janeiro. A data foi instituida em 2004, quando ativistas travestis, transexuais e transgêneros realizaram o lançamento da primeira campanha contra a transfobia. no país, “Travesti e Respeito”, com parceria do Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, no Congresso Nacional em Brasília.

Serviço

Sobrado o promove nos dias 19 e 20 de janeiro a intervenção urbana “Romarias para reviver as mortas”

Dia(s): 19 de janeiro de 2024 (sexta)
Horário(s): 19h às 21h
Local: Hub Cultural Porto Dragão – Rua Bóris, 90c, Centro – Fortaleza/CE

Dia(s): 20 de janeiro de 2024 (sábado)
Horário(s): 10h às 11h
Local: Praça do Carmo – Avenida Duque de Caxias, S/N, Centro – Fortaleza/CE
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 99622.2023 (WhatsApp)