Últimos dias: MAC-CE encerra exposição “Terra de Gigantes”

15 de janeiro de 2024 - 08:38 # # # #

Em cartaz no Museu de Arte Contemporânea, “Terra de Gigantes” proporciona ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas de artistas brasileiros

Museu da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) encerra, no dia 21 de janeiro (domingo), a exposição “Terra de Gigantes”, uma mostra imersiva e interativa com concepção e curadoria de Daniel Lima. As visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).

Em cartaz desde setembro de 2023, a exposição traz performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas de artistas brasileiros. A partir disso, imagens de Katú Mirim abrem o percurso da exposição, seguidas de 10 pinturas animadas com cantos indígenas de Daiara Tukano, coreografia com mãos a partir de texto de Jota Mombaça, performance de códigos e gestos do Coletivo Legítima Defesa, bem como outras instalações que permitem interação. Somam-se à imersão trabalhos de Davi Kopenawa Yanomami, Naruna Costa, Marcelino Freire, Naná Vasconcelos, Jonathan Neguebites, Juçara Marçal e Denilson Baniwa.

Ao todo, 11 cenas audiovisuais compõem a ambiência fantástica e provocativa sobre os significados de ser negro e ser indígena no mundo contemporâneo, abrindo espaço para a proposição de novos referenciais de futuro-nação. Sons, luzes e imagens conduzem o público a um mergulho nas forças poéticas e mitológicas da cultura afroameríndia.

Originada a partir das memórias do curador sobre os parques temáticos (trem fantasma, labirinto de espelhos, montanhas e rodas), a mostra convida à exploração do desconhecido, dispondo de modernos recursos tecnológicos, como vídeo-instalação, mapping, interatividade de sensores e projeções holográficas. “É um passeio no escuro em que o espectador ativa, através de sensores óticos, diferentes cenas”, afirma o curador. Um dos trabalhos que acabam despertando muita atenção dos visitantes, em virtude da experiência gerada com a ativação da obra pelo próprio espectador, é a cobra. “O entretenimento em sua forma viva e crítica garante a interação do público”, comenta Daniel.

Serviço:

Últimos dias para visitação da exposição “Terra de Gigantes”, com curadoria de Daniel Lima
Data: 21 de janeiro (domingo)
Horário: De quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30)
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará – MAC-CE, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Acesso gratuito e livre.
Mais informações: (85) 3488.8624 ou http://www.dragaodomar.org.br