Educação do Ceará lidera na participação de alunos concluintes da rede pública no Enem 2023

16 de janeiro de 2024 - 14:15 # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil - Texto
Tatiana Fortes e Hiane Braun - Casa Civil e Luis Fortes - MEC - Fotos Yuri Leonardo - Casa Civil - Infografia

Estado teve praticamente 80% dos estudantes concluintes da educação pública fazendo o Exame Nacional. Ceará também lidera se considerados os números gerais de alunos, incluindo o ensino privado

O Ceará lidera a participação de estudantes concluintes do Ensino Médio da rede pública entre os que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil no ano de 2023. O índice chegou a 79,8% de participação, bem maior que a média do País, que ficou em 46,7%. No Brasil, foram 1.181.081 inscritos no Enem, sendo que, destes, 837.622 integraram o certame de fato, comparecendo aos dois domingos de provas. No Ceará, foram 84.863 participantes, sendo 77.220 da rede pública.

No ranking, logo atrás do Ceará, em segundo lugar, aparece o estado de Goiás, com 72,2% de participação. Em terceiro, está o Amapá, com 65,4%.

“Mais uma excelente notícia para a educação do nosso estado. O ministro Camilo Santana anunciou há pouco os dados referentes ao Enem 2023. Com 80%, o Ceará lidera o número de participantes entre os concluintes do Ensino Médio da rede pública inscritos na prova. A média do país é de 46%. O percentual do Ceará é praticamente o mesmo quando a rede privada é incluída, o que mostra a eficiência da nossa rede estadual. A meta é ampliar esses dados para o próximo Enem, com mais investimentos e sempre apoiando e incentivando nossos estudantes sobre a importância da prova para o ingresso no ensino superior “, ressaltou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Se forem considerados os índices gerais de inscrição e participação no Enem 2023, ou seja, somando escolas públicas e privadas, o Ceará também fica à frente, com 80,2% de participação dos alunos concluintes do Ensino Médio. O índice também é igualmente superior ao do Brasil, que ficou em 50,8%. Neste cenário, Goiás segue ocupando o segundo posto, com 73,4%. O que muda é o terceiro lugar, que passa a ser a Paraíba, com 68,9%.

O resultado foi apresentado durante a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nesta terça-feira (16), na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF). Participaram do evento, o ministro da Educação, Camilo Santana; e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

“O grande objetivo é sensibilizar os jovens sobre a política do Enem. O Enem é uma política que garante equidade, que garante democratização ao acesso [à universidade]. Eu sempre gosto de lembrar que, na época que eu fiz o vestibular, por exemplo, se eu quisesse fazer um vestibular para uma universidade em São Paulo, eu teria que me deslocar do Ceará até São Paulo para fazer o exame. Hoje, um jovem em qualquer lugar do Brasil pode fazer o Enem para qualquer universidade em qualquer local do país”, destacou Camilo Santana, ministro da Educação.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Trabalho contínuo

A rede pública estadual, especialmente por meio da Secretaria da Educação (Seduc), conta com um suporte sistemático para assegurar a preparação dos estudantes cearenses para a participação no Enem e para o ingresso no ensino superior. O Enem Chego Junto, Chego Bem é desenvolvido, desde 2012, com a finalidade de mobilizar e preparar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional.

“A Secretaria da Educação desenvolve um trabalho comprometido ao longo de todo o ano letivo, que começa com a obtenção dos documentos necessários para a realização das inscrições. Em seguida, promovemos ações pedagógicas de motivação e preparação, com uma agenda qualificada para que o estudante possa potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança. Ao final, mobilizamos a rede para oferecer transporte, lanche e canetas nos locais de apoio montados em diversos pontos do estado, nos dois dias de prova, para que todos possam comparecer ao Exame”, resume Eliana Estrela, titular da pasta.

O Enem Chego Junto, Chego bem tem sete etapas ao longo do ano: documentação, isenção da taxa, inscrição, motivação, preparação, #Enemvou2dias e ingresso nas instituições de Ensino Superior.

A primeira etapa consiste na articulação das escolas junto aos estudantes, no sentido de providenciar os documentos necessários para a isenção da taxa e a inscrição (CPF e RG) no certame. A segunda diz respeito à mobilização da rede estadual com o objetivo de garantir que 100% dos estudantes solicitem e obtenham a isenção da taxa de inscrição. A terceira etapa busca dar apoio no processo de inscrição a todos os alunos aptos a fazer o Exame.

A etapa de motivação promove acompanhamento ao estudante durante o processo de escolha acerca da continuidade dos estudos após a conclusão do Ensino Médio, orientando no que for necessário. Durante a etapa da preparação, o projeto busca construir uma agenda qualificada para que o estudante receba subsídios para potencializar seus estudos, agregando conhecimento e fortalecendo a autoconfiança para um bom desempenho nas provas do Enem.

Na etapa #Enemvou2dias, os alunos são incentivados a participar dos dois dias de prova, com transporte garantido, além de pontos de apoio para a distribuição de canetas, água e lanches. Após a publicação dos resultados do Enem, são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes recebem o apoio necessário para inscreverem-se nos editais, configurando assim a última etapa do Enem Chego Junto, Chego Bem.

Ceará terá 13 mil vagas do Sisu 2024

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 começam na segunda-feira (22). São mais de 264 mil vagas em instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil. O Ceará é o sétimo estado com maior número de vagas, com 13.478 .

A partir deste ano, o Sisu terá somente uma edição. Serão ofertadas vagas para cursos com início de aulas para o primeiro e para o segundo semestre, conforme os Termos de Adesão assinados pelas IES aderentes ao Sistema.

Para participar da seleção 2024, é necessário que o candidato tenha participado do Enem 2023 e não tenha zerado a prova de redação, nem tenha feito o Exame como treineiro.