Em Fortaleza, mais de 1.100 animais foram resgatados pela Forças de Segurança em 2023

16 de janeiro de 2024 - 15:17 # # # #

Ascom SSPDS - Texto e fotos

As ações foram realizadas pelas Forças de Segurança do Ceará e encaminhadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da Polícia Civil

Durante o ano de 2023, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) intensificou o combate ao tráfico de animais silvestres que resultou no resgate de 1.119 animais. As apreensões se deram a partir de ações realizadas pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE que é vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde ficaram em quarentena e, após serem avaliadas por biólogos, foram devolvidos à natureza.

De acordo com levantamento da DPMA, no ano passado, a delegacia especializada realizou 24 prisões, bem como, foram lavrados 96 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) em desfavor de suspeitos investigados por crimes ambientais e com ligação com o tráfico de animais silvestres. Além das capturas, foram instaurados 109 inquéritos policiais. Ainda durante as ações em 2023, foram apreendidos nove veículos e 17 celulares.

Como parte das ações de intensificações de prisões ligadas ao tráfico de animais silvestres, a DPMA identificou Marcelo Costa da Silva, de 42 anos, também conhecido como “Marcelo Papagaio”, com extensa ficha criminal por crimes de receptação, posse ou porte ilegal de arma de fogo e diversas passagens por crimes ambientais. O suspeito foi preso na sexta fase da operação “Fauna Livre” da DPMA. Ainda segundo os levantamentos policiais, o indivíduo havia sido capturado na primeira fase da operação, em dezembro de 2022 por crime de receptação.

“Nós classificamos o ano de 2023 de muito sucesso pelos trabalhos desenvolvidos pela DPMA. Foram milhares de animais silvestres resgatados de cativeiros e devolvidos à natureza, dezenas de prisões efetuadas, dezenas de mandados de busca e apreensão cumpridos durante as operações ‘Fauna Livre’, além de veículos sequestrados e apreendidos”, destaca o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Wilson Camelo. Além disso, o delegado ressaltou as parcerias. “Não podemos deixar de enaltecer os órgãos parceiros, que são Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Pró-Silvestre e Ministério Público do Ceará (MPCE), que colaboram com a DPMA em combate aos crimes ambientais”.

Para a delegada do DPMA, Sandra Veras, os números representam um trabalho desenvolvido pelo esforço de todos os policiais civis da unidade especializada da PCCE. “A atuação da DPMA resulta na proteção da fauna cearense. Com efeito, a operação “Fauna Livre”, que atualmente se encontra em sua oitava fase, possibilitou o cumprimento de vários mandados de prisão e busca e apreensão, uma quantidade recorde de animais resgatados, além do cumprimento de diversas medidas cautelares, que possibilitaram a desarticulação do núcleo financeiro das organizações criminosas especializadas em tráfico de animais silvestres”, explica a delegada.

Operação “Fauna Livre”

Durante o ano de 2023, a DPMA realizou seis fases da operação “Fauna Livre” – da 3º a 8º fase – o que resultou no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e sete de prisões preventiva e temporária, além de prisão em flagrante. As ações realizadas durante as operações de 2023 resultaram no resgate de 315 animais na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza.