Oficina “Seu Mestre Mandou Brincar o Reisado” acontece na Casa de Saberes Cego Aderaldo

16 de janeiro de 2024 - 12:12 # # # #

Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto
Bruna Maria - Foto

O equipamento cultural de Quixadá recebe a educadora Lana Furtado com uma oficina que fará uma imersão na cultura popular cearense

Nesta quinta-feira (18), às 14h, a educadora Lana Furtado conduzirá a oficina “Seu Mestre Mandou Brincar o Reisado”, uma oportunidade única para a comunidade vivenciar e difundir a rica cultura popular por meio da envolvente tradição do Reisado na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Esta oficina proporcionará uma imersão nas tradições do Reisado de Congo, um dos mais celebrados no Ceará, utilizando elementos autênticos para envolver os participantes em narrativas locais, além de estimular a criação e experimentação cênica individual e coletiva. Crianças e jovens (idade recomendada de 8 a 14 anos ou a partir de 15 anos) terão a chance de participar de atividades teatrais e práticas de ateliê, contribuindo ativamente na construção de adereços cênicos, roteiro e personagens, resultando na criação de um Reisado próprio.

A educadora Lana Furtado, artista, professora de teatro e pesquisadora, traz consigo vasta experiência na disseminação da cultura popular. Sua abordagem única inclui a arte da contação de histórias, destacando-se pela sua participação ativa nas brincadeiras de Reisado, transmitindo assim sua expertise em narrativas culturais.

A participação de crianças e jovens nesta oficina não apenas promove o aprendizado prático das tradições culturais locais, mas também enfatiza a importância da brincadeira e da coletividade como elementos essenciais para a compreensão e preservação da tradição do Reisado.

Serviço

18 de janeiro de 2024

14h – Oficina “Seu Mestre Mandou Brincar o Reisado” com Lana Furtado Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo