Aldo Sena, Di Boa no Carnaval e Bora Que Pira são destaques na programação da Estação das Artes neste fim de semana

17 de janeiro de 2024 - 08:47 # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Thiago Matine e Divulgação - Fotos

Espaço cultural oferece ainda espetáculo cênico na Quinta em Cena e atividades infantis no Domingo na Estação

Janeiro é mês de férias e pré-Carnaval na Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Entre os dias 18 e 21, o equipamento apresenta atrações como Carretera Sounds com Descendentes da Índia Piaba e Aldo Sena; Luana do Crato; Di Boa no Carnaval; Bora Que Pira e Cia. Prisma de Artes. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação começa às 19h desta quinta-feira (18) com o espetáculo A Dona do Borogodó, de Luana do Crato, no programa Quinta em Cena. Personagem criada pelo humorista Luciano Lopes em 1993, Luana do Crato apresenta uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade moderna. Parte da segunda geração do humor cearense, Luana do Crato retrata uma moça do interior que narra suas histórias por meio de causos e piadas, numa bem-humorada luta pela igualdade entre os gêneros.

Na sexta-feira (19), a guitarrada ganha o palco da Estação das Artes: Carretera Sounds convida Descendentes da Índia Piaba e Aldo Sena. A festa começa às 18h com o duo de DJ, produtores e pesquisadores Flávio Fonseca e Rodrigo Gadelha, criadores do projeto Carretera Sounds — uma mistura de ritmos paraenses e latino americanos em uma profusão de sons bailantes. A partir das 19h30, a banda Descendentes da Índia Piaba apresenta ao público seu inconfundível Carimbó Punk. O grupo vai passear pelo repertório do seu primeiro disco de estúdio “Carimbó Punk de Fortaleza” (2021), além de tocar canções do seu próximo disco a ser lançado.

Para fechar a noite em grande estilo, o Mestre da Guitarrada Aldo Sena sobe ao palco a partir das 21h. Uma das lendas da música brasileira, o paraense celebra seus mais de 40 anos de carreira tocando clássicos como “Solo de craque”, “Solo de ouro”, “Lambada complicada”, dentre outros.

Mais Pré-Carnaval na Estação das Artes

O pré-Carnaval na Estação das Artes continua no sábado (20). A programação começa às 17h com o projeto Bug System, da DJ Bugzinha, que une ritmos envolventes do R&B — como Solange Knowles, Frank Ocean, Erykah Badu, Eve, Childish Gambino, SZA e Summer Walker — com autênticas brasilidades, criando uma harmoniosa fusão musical.

Das 18h30 às 20h, a cantora, compositora e produtora musical Di Ferreira carnavaliza a Gare da Estação das Artes com o show Di Boa no Carnaval. O repertório se baseia no corpo bailante da artista como foliã desse carnaval que se constrói em Fortaleza nos últimos anos e em sua experiência pelos palcos da cidade, unindo ritmos como pagode, swingueira, axé, arrocha, forró, piseiro e releituras de músicas brasileiras e cearenses, incluindo autorais.

A partir das 20h30, a banda Pira assume o palco com o show Bora Que Pira. Com muita lambada, carimbó, cúmbia, forró das antigas, piseiro, reggae e guitarras distorcidas, a banda é formada por Igor Ribeiro (bateria), Glauber Alves (contrabaixo), Bruno Rafael (guitarra), João Dias (guitarra e vocais) e Israel Gurgel (vocais), cinco músicos com experiência nacional. A Pira classifica seu estilo musical como “brasilidades do eixo”, evidenciando na identidade sonora da banda referências como: Aldo Sena, José Orlando, Dona Onete, Academia da Berlinda, Baiana System, Nação Zumbi, para além de tantos outros artistas e compositores que fazem parte do imaginário cultural brasileiro.

Domingo na Estação

O Domingo na Estação (21) desta semana começa com a já tradicional pintura infantil para a garotada com a Oficina de Rabisco e Processo Criativo, disponível das 9h às 12h. A regra é única: todo mundo pode desenhar. Os oficineiros vão apresentar referências de artistas fora do padrão das galerias para os pequenos soltarem a criatividade em cores e formas.

A partir das 11h, a Cia. Prisma de Artes encena o seu novo espetáculo infantil, intitulado “João Preguiça”. A montagem apresenta dois palhaços, Ato e Desato, para contar a história de um João que vence a fama de preguiçoso ao se descobrir um grande artista. Nessa nova jornada, os atores vão se deixando atravessar pela criatividade e sensibilidade de nosso protagonista que compreende que o trabalho pode ser um prazer e não um fardo.

A programação da semana é finalizada pelo Mercado AlimentaCE, que apresenta Samba Vadio e Roda de Bamba a partir das 12h30. O repertório inclui clássicos do samba com canções dos bambas da velha guarda e também músicas da cena atual do ritmo no país.

Serviço:

Estação Férias| Pré-Carnaval
Data: 18 a 21 de janeiro (quinta-feira a domingo)
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza – CE)
Acesso gratuito
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica

Programação

Quinta-feira (18)

Horário de funcionamento: 14h às 21h. Último acesso às 20h30

Quinta em Cena
19h às 19h50: A Dona do Borogodó, com Luana do Crato
21h: Encerramento das atividades
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta-feira (19)

Horário de funcionamento: 14h às 22h. Último acesso às 21h30

Carretera Sounds convida Descendentes da Índia Piaba e Aldo Sena*
18h às 19h30: Carretera Sounds
19h às 21h: Descendentes da Índia Piaba
21h às 22h: Aldo Sena
22h: Encerramento das atividades

Entrada sujeita à capacidade do espaço

* A entrada será por ordem de chegada e, após atingir a capacidade máxima do evento (1.500 pessoas), a saída do equipamento não garante retorno, devendo a pessoa retornar à fila
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (20)

Horário de funcionamento: 14h às 22h. Último acesso às 21h30

DJ Bugzinha, Di Boa no Carnaval e Bora Que Pira*
17h às 18h20: DJ Bugzinha
18h30 às 20h: Di Boa no Carnaval, com Di Ferreira
20h30 às 22h: Bora Que Pira, com banda Pira
22h: Encerramento das atividades

Entrada sujeita à capacidade do espaço

* A entrada será por ordem de chegada e, após atingir a capacidade máxima do evento (1.500 pessoas), a saída do equipamento não garante retorno, devendo a pessoa retornar à fila
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo (21)

Horário de funcionamento: 9h às 15h

Domingo na Estação
9h às 12h: Pintura Infantil – Oficina de Rabisco e Processo Criativo
11h às 11h45: João Preguiça, com a Cia. Prisma de Artes
12h30 à 14h30: Samba Vadio e Roda de Bamba no Mercado AlimentaCE
15h: Encerramento das atividades

Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre