CBMCE segue pelo terceiro dia de trabalhos ininterruptos de combate a incêndio no Parque do Cocó

19 de janeiro de 2024 - 19:44 # # #

Ascom SSPDS - Texto
Ascom CBMCE - Fotos

As equipes permanecerão toda madrugada a fim de controlar os focos de calor, tendo em vista que não há mais fogo na superfície do parque

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) segue, de forma ininterrupta nesta sexta-feira (19), com os trabalhos para combater o incêndio no Parque do Cocó, na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. Os bombeiros militares contam com o apoio de equipes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema); da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); e bombeiros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no Ceará (Cedec) do CBMCE.

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto, está no local juntamente com as equipes e ressaltou que o principal objetivo dos bombeiros, no momento, é controlar os focos de calor, tendo em vista que não há mais fogo na superfície do parque. “O local onde nós estamos é um local de mata fechada e que ainda existe alguns focos de calor. As equipes do Corpo de Bombeiros estão trabalhando diretamente nesses focos, e a nossa preocupação é essa. Aqui na vegetação não tem mais fogo na superfície, e esse fogo é subterrâneo”, ressaltou o coronel Barreto.

Desde a quinta-feira (18), quando o fogo no local estava mais intenso, cerca de 30 bombeiros militares e seis viaturas do CBMCE estão atuando no local. Os militares estão divididos em três grupos – sendo um deles atuando pela Avenida Sebastião de Abreu, indo sentido ao bairro Cidade 2000, e os outros dois grupos estão dentro do parque, vindo no sentido contrário. Essa divisão acontece com a ideia de os três grupos se encontrarem e concentrarem os focos de incêndio em um só local, até o fogo ser completamente debelado.

“Hoje à tarde, com o aumento de temperatura, também aumentaram o número de focos, mas agora (início da noite), a gente já observa que diminuiu bastante, e isso ocorreu diretamente em função do trabalho da equipe do Corpo de Bombeiros, que está atuando diretamente nesses focos”, destacou o coronel Cláudio Barreto no início da noite desta sexta-feira.

Além de empenho dos bombeiros em terra, atuando próximo aos focos de calor, os trabalhos contam, ainda, com o auxílio de uma aeronave da Ciopaer, com piloto e co-piloto, além de mecânico e operador aerotático, utilizando o Bambi Bucket – um tipo de bolsa utilizada para captar água e arremessá-la sobre as chamas. Um dos pontos de apoio para a coleta da água pela aeronave é a lagoa da Universidade de Fortaleza (Unifor), que fica no bairro Edson Queiroz.

Por fim, o comandante-geral do CBMCE reforçou que as equipes seguirão realizando os trabalhos sem interrupção. “É in loco mesmo, não tem outra alternativa, mas vamos permanecer aqui. A noite toda, a madrugada toda e amanhã, se for preciso, até domingo também, mas o mais importante é que iremos dar essa atenção especial a esse espaço em que nós estamos, que é um espaço em que o fogo está direcionado próximo a Avenida Sebastião de Abreu”, concluiu o coronel Cláudio Barreto.