Bombeiros debelam três dos quatro focos de incêndio no Cocó

20 de janeiro de 2024 - 19:47 # # #

Ascom SSPDS - Texto
CBMCE - Foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) continua atuando no combate ao incêndio no Parque do Cocó, iniciado na última quinta-feira (18). Neste sábado (20), das quatro áreas de trabalhos definidas, três tiveram seus focos de incêndio totalmente apagados. O quarto foco permanece ativo, em pontos isolados, a exemplo de troncos de árvores e raízes – locais onde as equipes já atuam para extinguir qualquer chama restante.

Durante os trabalhos realizados neste sábado (20), os bombeiros militares fizeram uso de líquido gerador de espuma (LGE), que atua por meio de dois fatores: resfriamento e abafamento, o que evita a reignição das áreas queimadas que ficam aquecidas. Essa substância auxilia a manter controlados os focos de incêndio que permanecem ativos. Além do LGE, também segue sendo utilizadas bombas de água e um drone com câmera térmica que permite uma vistoria de como está a situação no local.

O coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Cláudio Barreto, segue no local com as equipes e sinaliza o avanço na operação de combate às chamas. “Durante o dia, fizemos um sobrevoo na área e verificamos os pontos de calor que deveríamos focar. Tivemos êxito em extinguir parte desses focos de calor e, agora à noite [deste sábado], seguiremos atuando no controle do último foco que verificamos estar ativo. As nossas guarnições seguem firmes e fortes para finalizar a operação e debelar qualquer foco de incêndio”, aponta o coronel.

Os bombeiros militares contam com o apoio de equipes do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE); de brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema); da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); além de bombeiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Ceará (Cedec) do CBMCE e de agentes da Secretaria da Proteção Animal (SEPA).