Lançamento do disco “Vozes da Quebrada” integra as atividades do Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri, confira a programação completa

22 de janeiro de 2024 - 08:01 # # # #

Bibiana Belisário - Ascom Centro Cultural do Cariri -texto
Divulgação/Quebrada Cultural e Hélio Filho - Fotos

O álbum conta com a participação de dez artistas do Cariri cearense. Com músicas autorais, afirma o potencial de criação musical presente na região.

A programação de janeiro do Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte – inicia com dança, teatro e lançamento de disco. As atividades são gratuitas, acontecem no Pequeno Palco e no Parque e os interessados podem retirar seus ingressos 30 minutos antes das apresentações, na recepção do Centro Cultural do Cariri.

No dia 26 de janeiro, apresentamos o lançamento do disco “Vozes da Quebrada”, com Malina, LS MC, André Oliveira, Zé de Guerrilla, Newage, Clauz Fagundes, Kaevora, Claudio SDJ, Niggah_lu e Dextape Emece, às 19h, no Pequeno Palco. O álbum conta com a participação de 10 artistas do Cariri cearense. Com músicas autorais, reafirma e renova o potencial de criação musical presente na região. A programação terá acessibilidade em Libras e tem classificação indicativa livre.

Com encenação performática, o espetáculo “Toque-me”, do Coletivo Dama Vermelha, acontece no sábado (27), a partir das 18h, no Pequeno Palco. Através das interações e virtualidades do contato do corpo humano com o “celular-extensão-corpo”, investiga-se as possibilidades e ausências de relação entre o eu, o nós, o touchscreen, a presença mediada pelas novas tecnologias e a dependência e o aparelho celular. A classificação indicativa do espetáculo é 14 anos.

No domingo (28), às 16h30, teremos a performance “Quando Água e Terra se Encontram”, com Estranho Como Nós. “O que você deseja cultivar para si e para o outro amanhã?”, é uma das provocações abordadas no trabalho, que, carrega em sua narrativa a fluidez da água e a energia da terra, promovendo o cuidado e o respeito com a natureza. A atividade acontece no Parque e é aberta a todos os públicos. Não é necessário a retirada de ingresso para esta programação.

Releitura dançante do musical “CATS” da Broadway, o espetáculo “CATS – Uma noite felina”, da Cia Unidance, narra a história de gatos de rua durante uma longa noite em Paris. No enredo, a comédia e o drama se entrelaçam, proporcionando um fim onde todos alcancem a felicidade. A atividade acontece no domingo (28), às 19h, no Pequeno Palco, é livre e conta com acessibilidade em Libras.

Quem passou por aqui

Abrindo as portas do Pequeno Palco neste mês de janeiro tivemos o grupo MANADA Teatro, com o espetáculo “Aquelas – Uma dieta para caber no mundo”. Remontando a história de Maria de Bil, uma santa popular da cidade de Várzea Alegre, Ceará, assassinada em 1926 pelo seu companheiro e transformada em mártir, traz as narrativas da santa com peculiaridades das intérpretes, onde o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas e sangue. Confira o perfil do MANADA no instagram e conheça os trabalhos desenvolvidos pelo grupo em @manada_teatro_br.

No último domingo (14), Rodrigo Tomaz (tomaz_rts) apresentou o espetáculo infantil “Histórias ao contrário”, onde com o uso de objetos, efeitos de luz, bonecos e transições entre narrador e personagens, conta a história de uma família real que em um belo dia amanhece espantada em perceber que o sol lhe foi roubado. Em uma divertida aventura, são ajudados por um gigante adormecido, um príncipe valente, e são surpreendidos pelas atitudes da Princesa. Tudo isso é contado ao contrário, desmontando a lógica das histórias clássicas.

A intervenção urbana “A Transitar” com Zé de Britto (@zedebritoxx), traz a boneca híbrida Priscilla Chantará, que percorre diferentes espaços se comunicando com as pessoas presentes. Compartilhando seu corpo com o performer, cria um corpo de duas cabeças que chega no Cariri para visitar o “Padim Ciço” e faz uma breve parada para conhecer o Centro Cultural do Cariri. Priscilla é uma mulher travesti e conta com uma longa carreira de cantora.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.

Atualmente, o Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Onde estamos localizados:

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

Serviço

Lançamento do Disco “Vozes da Quebrada”

Com Malina, LS MC, André Oliveira, Zé de Guerrilla, Newage, Clauz Fagundes, Kaevora, Claudio SDJ, Niggah_lu, Dextape Emece

Quando? 26 de janeiro

Que horas? 19h

Onde? Pequeno Palco

Acessibilidade em Libras | Classificação indicativa: Livre

Espetáculo “Toque-me”

Com Coletivo Dama Vermelha

Quando? 27 de janeiro

Que horas? 18h

Onde? Pequeno Palco

Classificação indicativa: 14 anos

Performance “Quando Água e Terra se Encontram”

Com Estranho Como Nós

Quando? 28 de janeiro

Que horas? 16h30

Onde? Parque

Classificação indicativa: Livre

Espetáculo “CATS – Uma noite felina”

Por Cia UNIDANCE

Quando? 28 de janeiro

Que horas? 19h

Onde? 19h

Acessibilidade em Libras | Classificação indicativa: Livre

Os ingressos são distribuídos 30 minutos antes das programações, na recepção do Centro Cultural do Cariri.