Cogerh vai construir adutora para abastecer o Polo Industrial Químico de Guaiúba

25 de janeiro de 2024 - 15:36 # # # #

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh - Texto
Thiago Gaspar/Casa Civil - Foto

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) teve mais uma rodada de discussões para a implantação de uma adutora de água bruta destinada a atender a crescente demanda do Polo Industrial Químico de Guaiúba, situado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Dirigentes e técnicos da Cogerh se reuniram com representantes do Complexo Industrial para firmar detalhes da iniciativa. Participaram do encontro o diretor de Relações Industriais do Sindquímica e presidente do Instituto Orbitar, Marcos Soares, o diretor Financeiro do Sindicato, Ociran Soares, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Guaiúba, Francisco de Assis Paulino.

Durante a reunião, foram abordados os detalhes técnicos do projeto para a implantação da adutora. Tanto a aquisição do material quanto a mão-de-obra para instalação dos tubos serão financiadas pela Cogerh, com recursos próprios da companhia.

A necessidade de aumento na oferta de água para o complexo industrial de Guaiúba surge em decorrência da expectativa de crescimento na região, com a previsão de instalação de novas indústrias nos próximos meses, conforme indicado pela Administração do Complexo.

A adutora, projetada pela Cogerh através do setor de Estudos e Projetos, será uma integração do sistema adutor Acarape do Meio – RMF ao Polo Industrial Químico de Guaiúba. A estrutura, composta por tubos de material PVC DEFoFo, terá uma extensão de 2,85 km e diâmetro de 200 mm.

A instalação ficará a cargo da Gerência de Manutenção da Companhia, enquanto a rede de distribuição e o reservatório elevado – componentes do sistema adutor – serão responsabilidade do Complexo Industrial.

Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh, explica que a construção de uma adutora de água surge como uma solução estratégica e vital para garantir o abastecimento constante e sustentável de água para as operações industriais do polo.

“Estamos dedicando esforços de nossas equipes visando proporcionar mais segurança hídrica à atividade industrial de Guaiúba. Sem dúvida, um projeto relevante que contribuirá para a geração de emprego e renda na região, com a contribuição da Cogerh”, explicou. Segundo estudos da Cogerh, a vazão do sistema será de 25l/s.

Saiba mais

O Polo Industrial Químico de Guaiúba, inaugurado em junho de 2018 com investimento de cerca de R$ 4 milhões do Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), abrigará 21 indústrias, com previsão de aportar aproximadamente R$ 77 milhões em investimentos e gerar cerca de dois mil empregos diretos no município.

A adutora terá um custo de 2 milhões de reais e sua infraestrutura permitirá uma maior segurança para os investimentos e menores riscos associados a operação.