Governo do Ceará capacita servidores na metodologia Gestão de Investimento Público

30 de janeiro de 2024 - 10:51 # # #

Ascom Seplag - Texto

Buscando otimizar a gestão dos recursos públicos e garantir que os mesmos sejam aplicados em ações que realmente contribuam para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), está implantando a metodologia Gestão de Investimento Público (GIP) e o Sistema de Gestão de Investimentos. A fase de capacitação técnica dos servidores teve início na segunda-feira (29), com o curso “Elaboração de projetos de investimento com foco na metodologia GIP”, conduzida pela Coordenadoria de Gestão Financeira e de Projetos (Cofip), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE), e segue até a próxima sexta-feira, dia 2 de fevereiro.

“Vivemos uma fase em que, cada vez mais, temos recursos limitados para demandas ilimitadas. Assim, precisamos ter os processos bem estruturados para que possamos escolher os melhores investimentos. Com o curso iniciado nesta segunda-feira e a capacitação programada para a segunda metade de fevereiro, a ideia é que os servidores das áreas finalísticas dos órgãos/entidades do Governo do Ceará se apropriem da metodologia GIP e consigam fornecer para o governador e para o Estado uma carteira de projetos viáveis e realmente estratégicos para o Ceará”, destacou a secretária executiva de Planejamento e Orçamento da Seplag, Naiana Corrêa, que participou da abertura do evento, ao lado da coordenadora de Educação em Gestão Pública da EGPCE, Amilca Rodrigues.

O curso “Elaboração de projetos de investimento com foco na metodologia GIP” possui 20 horas/aulas e está sendo ministrado pelo professor Luis Renato Latgé, que, na abertura da capacitação, apresentou o conteúdo programático aos participantes. De acordo com ele, ao longo da semana, serão abordados detalhes da metodologia, da elaboração de projetos e exemplos de planos setoriais que podem servir como base para os estudos e projetos realizados no futuro.

Representantes de 22 órgãos/entidades do Governo do Ceará estão participando do curso: Casa Civil, CGE, Ipece, SAP, SCidades, SDA, SDE, Secitece, Secult, Seduc, Sefaz, Seinfra, Sema, Seplag, Sesa, Sesporte, Setur, Sohidra, SOP, SPS, SRH e SSPDS.

Os mesmos órgãos/entidades também participarão, de 19 a 23 de fevereiro, do curso “Análise de viabilidade econômica e financeira de projetos”, capacitação com 20 horas/aula, que também ocorrerá na EGPCE.