Uece integra ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de propriedade industrial

30 de janeiro de 2024 - 14:22 # # # # #

Ascom Uece - Texto

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) entrou para o ranking dos 50 maiores depositantes de pedidos de direitos de propriedade industrial residentes no Brasil, ao alcançar a 40ª posição no ranking nacional de Registro de Programas de Computador, com a proteção de 16 tecnologias.

O ranking foi elaborado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), referente ao ano de 2023, e engloba diversos ativos industriais, incluindo Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade, Marcas, Desenhos Industriais, entre outros, e seus depositantes, como universidades, institutos, empresas e pessoas de todo o Brasil.

Para o coordenador da Agência de Inovação da Uece, professor Jerffeson Teixeira, esse resultado “mostra que a Uece tem fortalecido sua cultura de inovação, não somente no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, mas também com a preocupação de proteção dessas tecnologias”.

A proteção das 16 tecnologias foi realizada através da Agência de Inovação da Uece (AGIN), que é responsável por gerir toda a propriedade intelectual desenvolvida na Universidade. Atuando oficialmente desde maio de 2023, a Agin tem o propósito de impulsionar ainda mais a cultura e as práticas inovadoras dentro da universidade, desempenhando um papel fundamental na articulação de iniciativas da Uece, relacionadas à inovação e empreendedorismo, colaborando com diferentes setores e atores envolvidos no desenvolvimento desses processos.

Além disso, a Agência de Inovação da Uece também busca estabelecer parcerias e colaborações com ambientes externos, tanto do setor público quanto privado, sendo essas conexões essenciais para a promoção do empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções inovadoras,bem como, a transferência de conhecimento.

Acesse o documento completo

Conheça mais sobre a Agin