Missão Tanzânia/Banco Mundial visita Ceará para conhecer experiências do Projeto São José
31 de janeiro de 2024 - 09:38 #Banco Mundial #Missão Tanzânia #Projeto São José
Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Gustavo Araújo e Pâmela Soares - Fotos
O auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu o seminário “Adaptação e convivência com o semiárido: desafios e soluções para um ambiente em transformação”, nesta segunda-feira (29). O encontro contou com a presença da comitiva da Tanzânia, coordenada pelo Banco Mundial, que visita o Ceará com o intuito de conhecer ações realizadas no saneamento rural e na área dos recursos hídricos.
Durante esta semana, experiências do Projeto São José e do Projeto Paulo Freire no Ceará serão visitadas pela comitiva. As viagens às cidades de Irauçuba, Sobral, Forquilha, Meruoca e Santana do Acaraú estão agendadas até o dia 2 de fevereiro.”A Missão SSKE-Tanzânia ocorre em virtude do Ceará se destacar como um dos estados que vem buscando proporcionar o acesso das comunidades rurais. A proposta é apresentar as ações do Projeto São José IV e o modelo de gestão compartilhado dos sistemas de abastecimento gerenciados pelo Sisar”, explicou o gerente de Abastecimento de Água e Saneamento Rural do Projeto São José, Jânio Menezes.
No seminário, representantes da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresentaram projetos destinados ao saneamento básico em território cearense.
Representantes da Presidência da República – Administração Regional e Poder Local; do Ministério da Água; do Ministério da Saúde; do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e da Agência Rural de Abastecimento de Água e Saneamento.
Abastecimento de água
Em outubro de 2023, o Banco Mundial visitou comunidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) beneficiadas com sistemas de abastecimento pelo Projeto São José. A comunidade de Sítio Cajueiro/Pitombeiras fez parte da agenda de visitas técnicas da instituição financeira, com técnicos do projeto e dos parceiros Cagece e Instituto Sisar, durante a missão de apoio ao Projeto São José.