SDA debate políticas do campo em Conferência de Cultura e Povos do Campo, Águas e Florestas

31 de janeiro de 2024 - 14:43 # # # # #

Ascom SDA - Texto
Lucas Calisto - Ascom Secult - Foto

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) esteve presente na abertura da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas, na terça-feira (30). O evento é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da SDA e da Secretaria da Cultura (Secult Ceará).

A conferência fortalece o debate sobre políticas públicas culturais voltadas aos povos e comunidades tradicionais, camponesas e originárias. O evento ocorre no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, em Fortaleza, até o dia 1º de fevereiro.

“Essa importante etapa faz parte da Conferência Nacional que mobiliza todos os fazedores de cultura e organizações que trabalham com essa temática em todo o Brasil. E a SDA está nesse espaço tão importante de integrar as políticas olhando para as populações de campo, das águas e da floresta”, destacou o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto.

Representantes da sociedade civil e organizações sociais no que se refere ao Campo, às Águas e Florestas e entidades voltadas ao tema são o público prioritário do encontro. São experiências dos povos do campo: assentados da reforma agrária, agricultores familiares, trabalhadores rurais, povos de quilombo; das águas: ribeirinhos, pescadores, marisqueiras; das florestas: indígenas, extrativistas; fazedores e fazedoras de cultura que vivem e ou atuam nesses territórios; lideranças de organizações sociais que atuem na área da cultura.

Para além do fortalecimento do tema, o encontro visa ouvir as experiências dos participantes e eleger três propostas que serão levadas à 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ªCNC).

4 ª CNC

A 4ª edição da Conferência Nacional de Cultura ocorrerá de 4 a 8 de março, em Brasília. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, a atividade é promovida pelo MinC e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Mais detalhes da programação da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas AQUI