“Baile à Fantasia do Zé”: 6ª edição do evento dá o primeiro grito de Carnaval em 2024 no Jardim do Theatro José de Alencar

6 de fevereiro de 2024 - 08:28 # # #

Ascom Theatro José de Alencar - Texto
Divulgação - Fotos

Com apresentação de Lena Oxa, as atrações musicais do dia 9 de fevereiro serão o DJ Guga de Castro, a banda Pimenta Malagueta e o Bloco Pra Quem Gosta é Bom

O Theatro José de Alencar, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza sexta-feira de Carnaval (9), em seu Jardim, a 6ª edição do Baile à Fantasia do Zé.

Com abertura dos portões às 18h e apresentação de Lena Oxa, a programação dá início com o som dançante do DJ Guga de Castro com seu “Baile do Guga”, que também será destaque no intervalo das atrações musicais.

O primeiro nome a subir no Palco Elzenir Colares (Jardim) será a veterana banda Pimenta Malagueta; na sequência, haverá um concurso de fantasias, com direito à premiação para os três melhores looks. O “VI Baile à Fantasia do Zé” encerra com a energia do show do Bloco Pra Quem Gosta é Bom, com início por volta das 22h.

A entrada para a festa será totalmente gratuita, sendo permitida para pessoas fantasiadas ou mascaradas, limitando-se à capacidade máxima do Jardim: 1.200 pessoas. A retirada de ingressos gratuitos será feita exclusivamente pelo site Sympla TJA (https://site.bileto.sympla.com.br/theatrojosedealencar/), seguindo a seguinte divisão:

1º lote – na quinta-feira (8 de fevereiro), às 10h
2º lote – no dia da festa (9 de fevereiro), às 10h

Atenção!!!

* Será permitida a retirada de até 2 ingressos por CPF
* NÃO HAVERÁ retirada de ingressos na bilheteria do TJA
* Estaremos arrecadando um quilo de alimento (exceto sal) por ingresso, que deverá ser entregue na hora do evento

Sobre as Atrações

LENA OXA – Lena Oxa (travesti), 55 anos, ativista, estilista, costureira, editora de matérias jornalísticas e de entretenimento, apresentadora de eventos LGBT com início desde 1983, na saudosa e antiga boate Casa Branca. Apresentadora de programas de auditórios (TV), Construiu o mais conhecido reality show LGBT, “Glitter”, dentro do extinto Programa Ênio Carlos. Tem estado na mídia televisiva e radiofônica, trabalhando na TV Diário por 20 anos e nas rádios locais, levando respeito às pessoas LGBT. Com a pandemia de Covid-19, teve que se reinventar trabalhando com culinária na venda de acarajé. “Enquanto viver, tenho o propósito de trabalhar sempre no que for e deixar um legado de vitórias e resistência para as demais que estão vindo por aí. Mas, se morresse hoje, posso dizer que fiz tudo que eu quis. Sou feliz”, resume.

DJ GUGA DE CASTRO – Guga de Castro começou a mixar músicas no circuito universitário de Fortaleza em 1994 e, desde então, já passou por diversas casas noturnas de Fortaleza, incluindo Domínio Público, Órbita, Mucuripe, entre outras. Além das apresentações na capital cearense, Guga de Castro já se apresentou em diversas cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (sua terra natal), Porto Alegre, Recife, Belém, Salvador, Jericoacoara e também fora do país, nas cidades de Londres e Edimburgo. Em 2001, foi um dos três DJs brasileiros selecionados para representar o Brasil no Red Bull Music Academy, evento que aconteceu em fevereiro de 2002 em Londres, reunindo DJs e produtores oriundos de 30 países. Ainda no mesmo ano, em parceria com outro DJ, Marquinhos, ele criou a festa Farra na Casa Alheia, projeto que perdura até hoje. Além da atividade de DJ, Guga de Castro também atua como programador musical, jornalista e produtor da Radio Beach Park FM (Fortaleza).

BANDA PIMENTA MALAGUETA – A Pimenta Malagueta foi criada em 1991 e mantém um estilo que difunde o axé music em festas públicas e privadas. A vocalista Verônica Sobreira foi a primeira mulher a cantar em um trio elétrico no estado e é conhecida pela força e energia no palco durante as apresentações. Durante os anos de Fortal, a banda teve apresentações marcantes. Ao longo da sua história, a Pimenta Malagueta acumula participações em carnavais, micaretas, pré-carnaval, Réveillon, além de apresentações em diversas cidades do interior e as maiores casas de show de Fortaleza das décadas de 1990 e 2000, como Três Amores, Cantinho do Céu, Mansão do Forró, Parque do Vaqueiro e BNB Clube. Também dividiu o palco com grandes estrelas do cenário musical do Brasil, como Fagner, Ednardo, Belchior, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho, e grandes nomes da música baiana, como Banda Eva, Olodum, Timbalada, Chiclete com Banana, Banda Mel, Netinho, Asa de Águia e Ricardo Chaves.

BLOCO PRA QUEM GOSTA É BOM – O “Pra Quem Gosta é Bom” nasceu em junho de 2017 com objetivo de colaborar com a pluralidade do Carnaval de Rua de Fortaleza. Em sinergia com o povo e sua alegria, o bloco promove e estimula a diversidade, a brincadeira saudável e amorosa por meio de um repertório que passeia por diversos ritmos, atendendo a todos os públicos, carinhosamente chamado pelos integrantes – 16, ao todo – de “gostantes”. Para além da sonoridade contagiante, o bloco joga luz a cada ano em uma construção coletiva que perpassa também pelo figurino, identidade visual nas redes sociais e os temas escolhidos para cada ano de apresentação na praça. De sua estreia para cá, o PQGéB já apresentou como tema: “Meu Carnaval resiste” (2019), “Você tem poder para mudar o mundo” (2020), “Não me entrego pros caretas” (2022) e “Nas trincheiras da alegria, o que explodia era o amor” (2023). Agora em 2024, o tema/manifesto escolhido foi “Qualquer maneira de amar vale a pena”.

Serviço:

VI Baile à Fantasia do Zé
Quando: 9 de fevereiro (sexta-feira de Carnaval)
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro – Fortaleza – CE)
Horários: 18h – abertura dos portões; 19h – DJ Guga de Castro (também nos intervalos); 20h – Banda Pimenta Malagueta; 21h30 – Concurso de Fantasias; 22h- Bloco Pra Quem Gosta é Bom; 1h – Encerramento
Ingressos: gratuitos, retirados antecipadamente somente pelo site Sympla TJA (https://site.bileto.sympla.com.br/theatrojosedealencar/) da seguinte forma: 1º lote (600 ingressos) – na quinta-feira (8 de fevereiro), a partir das 10h; 2º lote (600 ingressos) – no dia da festa (9 de fevereiro), a partir das 10h
Capacidade máxima do evento: 1.200 pessoas
Classificação: Livre
Outras informações: (85) 99238-8122 (Bilheteria)

Não haverá retirada de ingressos na bilheteria do TJA
Será permitida a retirada de até 2 ingressos por CPF;
Estaremos arrecadando 1kg de alimento (exceto sal) por ingresso, que deverá ser entregue na hora do evento.
A fantasia (ou máscara) é obrigatória