Governo Federal lança “Jornada da Água 2024: a água nos une, o clima nos move”

6 de fevereiro de 2024 - 15:03 # # #

Ascom SRH - Texto
Divulgação - Foto

O Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou no último dia 31 o tema da Jornada da Água de 2024, que dá início a um calendário de atividades que convida à reflexão, culminando com a celebração do Dia Mundial da Água, em 22 de março.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destaca a importância da campanha e o impacto dos fenómenos climáticos nos recursos hídricos. “A Funceme já vem trabalhando o cenário de El Niño desde o ano passado, o que nos ajudou a gerir o sistema de recursos hídricos de forma eficiente. Os impactos dos extremos climáticos nos recursos hídricos, principalmente na Região Nordeste, é devastador, mas precisamos encarar como um novo presente e enfrentar de forma assertiva e eficiente. A Jornada da Água 2024 vai conscientizar a população que o que vem acontecendo é sério e precisa de união para evitar consequências piores”.

Com o tema central “A Água Nos Une, O Clima Nos Move”, o objetivo é mobilizar a sociedade para a discussão e tomada de medidas para adaptação ao clima. A conexão entre água e clima está presente na vida das pessoas e define o futuro da Humanidade e os grupos vulneráveis são os que mais sofrem com as alterações que causam falta de água para abastecimento, encarecem os alimentos e aumentam as doenças.

O órgão federal também lançou a publicação “Impacto da Mudança Climática nos Recursos Hídricos do Brasil”, que apresenta uma análise sobre como os recursos hídricos são afetados pela mudança climática e como podemos nos adaptar às alterações e incertezas do futuro do clima. O estudo também destaca regiões em que há tendência de aumento da disponibilidade hídrica e da sua variabilidade, inclusive pela ocorrência de eventos de precipitação intensa, além de trazer possíveis cenários futuros com integração entre as diferentes bacias hidrográficas e unidades federativas, oferecendo resultados únicos não apenas para os órgãos gestores estaduais e os comitês de bacias hidrográficas, mas também para qualquer usuário de recursos hídricos.