Sobrado Dr. José Lourenço realiza Ser Criança no Sobradinho com especial Bailinho de Carnaval na Vidança

7 de fevereiro de 2024 - 16:18 # # # #

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
Divulgação - Fotos

A atividade é ministrada pelo Núcleo de Ação Educativa do Sobrado

A Associação Vidança recebe a edição especial do Ser Criança no Sobradinho com o tema Bailinho de Carnaval. A atividade acontecerá na próxima quinta-feira (8), a partir das 14h, na Avenida L, 400, bairro Vila Velha, em Fortaleza. O Bailinho é gratuito e livre para todas as idades.

Ser Criança no Sobradinho é uma opção para a criançada com atividades de pintura, desenho, dentre outras ações que promovem a diversão, lazer e educação voltada para o patrimônio e a memória do Sobrado e sua relação com o Centro. O momento contará com a produção de máscaras, pintura de rosto, vivência em maracatu e a confecção de taumatroscópio.

O taumatroscópio ou taumatrópio é um brinquedo de animação antigo e bem popular. Consiste num disco preso a dois cordões em lados opostos. Em cada uma das faces do disco existe uma imagem diferente. Quando o disco é girado pelas mãos do espectador, as duas imagens se fundem em uma única. Além de músicas e danças carnavalescas para as crianças.

O espaço é propício à experimentação, onde as crianças podem se expressar a partir de diferentes linguagens, promovendo aproximações entre os processos artísticos e o mundo infanto-juvenil, mediados pela Arte e pela Cultura. A atividade foi adaptada para acontecer em diferentes espaços, construindo um ambiente acessível para que as crianças possam conhecer e experimentar possibilidades de criação artística.

A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, que tem o objetivo de promover a formação, a difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Natália Maranhão, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa do equipamento, afirma que “o Ser Criança no Sobradinho é um espaço em que a criança e seus responsáveis podem criar, aprender e se divertirem juntos, promovendo trocas e experiências que fortalecem a sociabilidade e enriquecem o repertório artístico e cultural da criança, por meio de ações estimulam a imaginação, a educação em ambiente lúdico e a prática educativa e cultural intergeracional”, finaliza.

Serviço:

Ser Criança no Sobradinho
Data: 08 de fevereiro (quinta-feira)
Horário): 14h às 16h
Local: Vidança (Av. L, 400, Vila Velha – Fortaleza – CE)
Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org e (85) 99622-2023 (WhatsApp)