Funarte e Secretaria de Formação, Livro e Leitura do MinC integram a programação do Encontro Palco Escola no Centro Cultural do Cariri

16 de fevereiro de 2024 - 14:46 # # #

Ascom Centro Cultural do Cariri - Texto
Carlos Gibaja/Casa Civil e Arquivo Pessoal - Fotos

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, 27 artistas, gestores, pesquisadores, produtores e professores do campo das artes e da cultura discutirão a construção do Plano Pedagógico da Escola Artes da Presença do Teatro Escola do equipamento

Discutindo a formação artística e cultural qualificada em diálogo com o território caririense, o Encontro Palco Escola – A força do lugar, reúne 27 convidados do campo das artes e da cultura. Realizado no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, tem como objetivo promover interações entre as experiências de gestores, artistas e agentes culturais na construção do Plano Pedagógico da Escola Artes da Presença do Teatro Escola do equipamento.

A programação ocorre no Pequeno Palco do CCCariri e conta com temas sobre as artes da presença e modelos pedagógicos de formação, difusão e ação cultural. Participam representantes de instituições de cultura nas instâncias regionais, estaduais e nacionais que trarão suas diferentes práticas no setor público e privado para o debate.

As inscrições para participação presencial já se encontram encerradas, os interessados ainda podem acessar a transmissão pelo YouTube @centroculturaldocaririce.

Abrindo as atividades do sábado (17), na roda de conversa intitulada “Centro Cultural do Cariri”, às 9h, estarão presentes o Coordenador de Formação, Livro e Leitura da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Ernesto Gadelha, o Diretor Executivo do Instituto Mirante, João Wilson, a Diretora do CCCariri, Rosely Nakagawa, o Secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, o consultor pedagógico de implementação do Teatro Escola, José Simões e Américo Córdula, Gerente de Teatro do CCCariri.

Trazendo a experiência de organizações públicas e privadas, Ernesto Gadelha, Dane de Jade e Patrício Melo são os participantes da segunda mesa, intitulada “As Artes da Presença no Território Cariri”, que coloca em diálogo o saber, a formação, a pesquisa, a produção e a difusão cultural, estimulando a construção de uma rede de trocas.

O diretor de Artes Cênicas da Funarte, Rui Moreira, também é um dos convidados. Trabalhador das artes e da cultura, ativista pelo direito de fruição e amplitude social das artes, é doutor em Artes por notório saber da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Rui estará compondo a última mesa do sábado (17): “Fomento das artes da presença no Território do Cariri”, das 16h às 17h30, junto à Maria Gomide, da Carroça de Mamulengos, Alysson Amâncio, da Associação de Dança Cariri e Bárbara Kariri, da Coletiva Flecha Lançada Arte.

“O palco para o artista, sempre foi e sempre será um local de muito aprendizado, portanto uma escola que assume o palco como sua sala de aula é por si, uma evolução para o que nós chamamos de universo das artes da cena. A Funarte foi convidada para conhecer in loco esse projeto e reconhece nesta ação as possibilidades sobre uma formação artística aprofundada e diferenciada a partir do espaço de encontros que este formato de escola proporciona”, conta Rui Moreira.

Rui Moreira, Diretor de Artes Cênicas da Funarte participa da mesa “Fomento das artes da presença no Território do Cariri”. Foto: Acervo Pessoal.

No domingo (18), a roda de conversa “Práticas e modelos pedagógicos de formação”, a partir das 9h, contará com a participação de Kelly Saldanha, do Centro Cultural Bom Jardim, Isabel Botelho, do Theatro José de Alencar, Edilberto Mendes, da Escola Porto Iracema das Artes e Edceu Barboza, do Ponto de Cultura Casa Ninho.

Nas duas últimas discussões, será tratado o tema “Práticas de formação, difusão e ação cultural”, onde gestores, produtores e professores poderão partilhar o desenvolvimento de ações voltadas para o campo, seus resultados e possíveis atualizações.

Palco Escola – Presença Cênica

Propondo como dinâmica formativa evidenciar a força do lugar a partir do diálogo entre a presença ancestral, o fazer artístico do local e os princípios educacionais como matriz geradora de ações de transformação, o Palco/Escola se desdobrará em: cursos regulares de formação, ações diversas de formação artística, formação de públicos, qualificação artística, espaço de fruição estética, difusão, memória e diálogo com a identidade cultural no território do Cariri.

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.

Atualmente, o Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Onde estamos localizados

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

Serviço

Encontro Palco Escola – A força do lugar

Quando? 16 e 17 de fevereiro

Onde? Centro Cultural do Cariri

Confira aqui a programação completa