Turminha da PM: projeto da PMCE conscientiza jovens sobre a prevenção ao uso de drogas

21 de fevereiro de 2024 - 08:57 # # # # # # #

Lucas Castro - Ascom SSPDS - Texto
Ascom PMCE - Fotos Ascom SSPDS - Vídeo

Na semana do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20 de fevereiro), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aborda o projeto da PMCE que conscientiza o público por meio de uma abordagem lúdica

A conscientização sobre o uso de drogas e os efeitos danosos à saúde de usuários é um dos objetivos de um projeto da Polícia Militar do Ceará (PMCE) direcionado ao público infantojuvenil. Com alcance anual médio de 30 mil crianças e adolescentes, a Turminha da PM é um projeto de teatro de fantoches que tem como público-alvo crianças, orientando e alertando sobre temas como o uso de drogas.

Os personagens da Turminha dialogam com o público sobre diversos assuntos como amizade e parceria, mas sem deixar de lado a conscientização sobre assuntos sérios como a prevenção ao uso de drogas. Intitulados como Lica, Tortinho e Amigo Policial, os protagonistas discutem os temas durante apresentações em eventos realizados em espaços públicos como shoppings, em instituições de ensino, organizações religiosas e outras entidades não-governamentais.

Durante as apresentações, que têm alcance cerca de 30 mil crianças e adolescentes todos os anos, os fantoches contam histórias e interagem com o público infantil, apresentando à plateia alertas sobre os malefícios do uso de drogas como o cigarro, por exemplo. Os bonecos fazem ainda brincadeiras e perguntas sobre o que foi apresentado e aproximam a corporação do público infantil.

Outros temas são discutidos nas histórias contadas pela turma, como ecologia e o respeito à natureza, cuidados no trânsito, e a conscientização sobre não passar trotes. A história sobre os trotes foi elaborada em parceria com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.

Além da Capital, a Turminha da PM já realizou apresentações em diversos municípios, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza; além de Camocim, Granja e Sobral (Área Integrada de Segurança 14 – AIS 14); Canindé (AIS 15); Nova Russas (AIS 16); Jaguaruana, Limoeiro do Norte e Russas (AIS 18); Crato (AIS 19); Quixadá (AIS 20) e Icó (AIS 21).

Para o idealizador do projeto, sargento PM Anderson Braga, o projeto possibilita uma maior proximidade dos públicos mais jovens. “A Polícia necessita da aproximação com a comunidade para o fortalecimento da credibilidade, e a Turminha da PM faz esse trabalho com arte e encanto, por manter contato com as crianças, sociedade e a parte mais sensível da comunidade, ensinando valores cidadãos e o desenvolvimento de uma cultura de paz”, afirma.

Sobre a receptividade, o sargento PM Anderson declarou que houve uma evolução em relação ao período da criação da Turminha da PM. “O projeto já tem mais de uma década, então a percepção da população sobre a polícia tem mudado. No começo do projeto, há mais de uma década, percebíamos uma certa curiosidade e até uma desconfiança, mas a recepção às novas abordagens, como é o caso da Turminha da PM, se tornou bem amistosa e até festiva. Os professores e toda a comunidade escolar, desde o início do projeto são nossos maiores parceiros e incentivadores, promovendo e divulgando as apresentações, além de sugestões de temas”, reforça o idealizador do projeto.

A sargento PM Mariana Bastos, que também integra o projeto, comemora o resultado da receptividade do público. “Atuamos todos os dias, principalmente em escolas públicas e particulares; é muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho, ver o sorriso do público, receber o carinho das crianças e adolescentes, ver o acolhimento das lições que repassamos e, acima de tudo, perceber que a relação de confiança foi criada entre elas e um agente de segurança pública, que se refletirá quando os espectadores forem maiores”, declara a sargento.

O projeto

A Turminha da PM, focada no público até os 11 anos, foi criada no ano de 2009 e faz parte do mesmo projeto que conta com o grupo musical “PM Prevenção e Arte”, que realiza apresentações musicais ao público. Os também músicos sargento PM Anderson Braga, sargento PM Mariana Bastos e o cabo PM Rannieri Góes realizam apresentações com grandes sucessos da música nacional.

Além das apresentações musicais e teatro de fantoches, o projeto, que é vinculado à Assessoria de Comunicação (Asscom) da PMCE, desenvolve oficinas artísticas de música, teatro e dança nas instituições de ensino. A Turminha da PM foi criada no Conjunto Ceará e já se apresentou em diversos eventos, incluindo a Bienal do Livro, Expocrato e veículos de comunicação do Estado.

Nas redes sociais, a página da Turminha da PM do Instagram já conta com mais de 3,5 mil seguidores. O perfil disponibiliza trechos das apresentações e outros conteúdos relacionados. No Facebook, a página do projeto já acumula quase 2 mil seguidores.

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

O dia 20 de fevereiro, data alusiva ao combate às drogas e ao alcoolismo, estabelece uma campanha nacional de conscientização sobre as drogas. A campanha busca apresentar as problemáticas causadas pelo uso das substâncias e desestimular o uso abusivo do álcool.