Destaque pela transparência, Governo do Ceará passa a contar com mais detalhamento nos dados da Segurança Pública

24 de fevereiro de 2024 - 08:06 # # #

Ascom SSPDS - Texto

Destacando-se mais uma vez pela transparência na divulgação dos dados da Segurança Pública, o Governo do Ceará passa a adotar um novo nível de detalhamento das informações disponibilizadas por meio dos sites da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Entre as novidades, os indicadores produzidos pela Supesp passarão a contar com especificação por município e terão ampliação nos anos já disponíveis. Atualmente, os indicadores criminais estão disponíveis de 2013 a 2024. Agora, será publicada a série histórica, desde o ano de 2009.

Após alcançar destaque em transparência na pesquisa “Segurança Pública em Dados: guia prático para jornalistas”, o Ceará se torna evidência mais uma vez ao disponibilizar dados com um novo nível de detalhamento. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Sou da Paz, em colaboração com as instituições Fogo Cruzado, Fiquem Sabendo e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

A partir de agora, com a atualização nas páginas da Supesp e da SSPDS, os números, atualmente disponibilizados a partir do ano de 2013, terão a série histórica ampliada com a inclusão dos anos de 2009 a 2012. Serão atualizadas a página de estatísticas da Secretaria e o Painel Dinâmico da vinculada, que disponibilizam os indicadores em arquivos abertos, fechados e em gráficos por meio da plataforma PowerBI.

Além disso, os indicadores criminais passarão a ser disponibilizados também com divisão por municípios. Atualmente, os dados já são divulgados a partir da Área Integrada de Segurança (AIS). Outros indicadores também serão divulgados nas páginas da SSPDS e da Supesp, como os dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os sites da SSPDS e da Supesp dispõem atualmente de estatísticas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), Feminicídios, Lei Maria da Penha, Crimes Sexuais, Furtos, e Apreensões de Armas de Fogo e de Entorpecentes. Com a inclusão dos dados do CBMCE, as páginas passam a contar também com ocorrências de Incêndios e Busca e Salvamento.

O secretário titular da SSPDS, Samuel Elânio, declarou que o Ceará novamente se destaca pela transparência. “Mais uma vez, o Ceará toma a frente em relação à transparência dos dados e indicadores. Isso ajuda não só a população a conhecer mais de perto o trabalho das forças policiais e seus resultados, mas, mais especificamente, com a disponibilização dos dados por município, auxiliamos no direcionamento de atividades voltadas para a prevenção da criminalidade para que consigamos obter melhores resultados, com ações mais diretas, mais incisivas e pontuais”, reforçou.

Para o gestor da pasta, a transparência permite ainda o acompanhamento das ações estratégicas pelos cidadãos. “Ao tornar cada vez mais transparente as ações das forças policiais do sistema de Segurança Pública da SSPDS, podemos mostrar onde realmente existe mais necessidade de maior atuação das forças policiais e mostrar de uma forma clara para a população como vêm atuando as forças policiais no Estado do Ceará”, concluiu Samuel Elânio.

Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa, o novo nível de transparência dará ao cidadão uma maior sensação de atendimento pelas Forças da Segurança. “O Estado do Ceará é reconhecido nacionalmente pela transparência nos dados, e nós vamos ampliar, disponibilizando mais informações, com melhor acessibilidade para o usuário, que vai ter acesso a uma página mais intuitiva, de modo que o cidadão se sinta mais atendido”, declarou.

CBMCE

O gestor da Supesp reiterou ainda a importância da inclusão dos dados do Corpo de Bombeiros no site, para que a população acompanhe o trabalho da corporação. “Teremos também a novidade dos dados do Corpo de Bombeiros e a sua relevância, para que o cidadão entenda que o CBMCE também tem prestado relevantíssimos serviços à população, e a gente quantifica isso por meio dos números disponibilizados no nosso site”, pontuou Nabupolasar.

O gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp, Franklin Torres, comentou que a atualização proporcionará um incremento na transparência ativa. “Com esse acréscimo, pretendemos ampliar a quantidade de estatísticas e de informações dentro dos indicadores existentes, em especial no dado aberto. Teremos uma melhoria na transparência ativa, já que recebemos demandas de dados por município e de anos anteriores à série histórica e, com isso, vamos nos antecipar à demanda de pesquisadores e universidades e do cidadão interessado para que ele tenha essas informações disponíveis, sem ter que solicitar”, afirmou.

O gerente da Geesp reforçou ainda que a disponibilização dos dados desburocratiza o acesso à informação pelo cidadão e pesquisador. “Acho muito importante a ampliação da transparência dessas informações, para que consigamos evoluir no atendimento à comunidade, que já tinha acesso a esses dados por meio do Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e por meio de ofícios. Com isso, visamos uma ampliação futura, com outros indicadores. Estamos com estudos para uma nova atualização, com novos dados e informações, para que possamos ter uma Segurança Pública cada vez mais transparente e efetiva”, finalizou Franklin Torres.