Cogerh celebra 30 anos de gestão dos recursos hídricos do Ceará e homenageia servidoras

28 de fevereiro de 2024 - 09:11 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Fotos

Durante a celebração foi realizado o lançamento do filme “Águas do Ceará – Entre a Seca e Esperança”, na sala imersiva do MIS

Com um trabalho crucial para o desenvolvimento do Ceará, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) celebrou 30 anos de história, nesta terça-feira (27), em cerimônia no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a presença da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; do secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro; e de outras autoridades. Durante a cerimônia, a Companhia homenageou servidoras pioneiras com o troféu “Mulheres das Águas”.

A empresa, que foi criada em 1993, tem o importante trabalho de, junto ao seu corpo técnico, gerir os recursos hídricos do Estado por meio de uma gestão participativa com a sociedade civil, usuários de água bruta e poder público. Vinculada à Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), a Cogerh é responsável pela operação, manutenção e monitoramento do que representa 90% da capacidade total de acumulação hídrica do Estado.

A vice-governadora destacou a felicidade de fazer parte desse momento de comemoração. “A gratidão é a memória do coração e o Estado do Ceará tem muita gratidão a todos os que constroem a gestão dos recursos hídricos do Ceará”. Jade Romero pontuou a felicidade pelo reconhecimento feminino na cerimônia. “Trazer esse recorte de gênero para essa cerimônia, homenageando as servidoras mulheres, é muito importante para o reconhecimento de todo o nosso trabalho”, enfatizou.

Reconhecimento

Jade Romero também relembrou a necessidade de uma empresa como a Cogerh. “Esses 30 anos da Cogerh me trouxeram à memória a dificuldade que vivíamos no começo dos anos 90. Um momento desafiador de racionamento de água. E graças à Cogerh conseguimos uma segurança hídrica, uma estrutura, e conseguimos manter a fé do nosso povo”, completo

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, destacou a felicidade de fazer parte desse momento histórico para a Cogerh. “Para mim é uma honra compartilhar esse momento com todos. A Cogerh tem uma linda história de gestão de recursos hídricos, é referência nacional neste âmbito”, pontuou. A Companhia, que se afirmou pouco a pouco e chegou em meio a sérios períodos de seca no Estado, hoje administra os mais importantes açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras.

A história da Cogerh se mistura com a esperança nos olhos dos sertanejos, que viram na gestão dos recursos hídricos a esperança de água para todos no sertão. De acordo com o presidente da Cogerh, Yuri Castro, o sentimento de fazer a diferença na vida dos cearenses é o que motiva o trabalho diário da instituição. “O momento é de festa e reconhecimento. Eu entrei no primeiro concurso e falar das ações de Cogerh é falar de um trabalho de destaque. Tudo isso devemos aos nossos servidores, que transformaram a realidade de muitos. E quero agradecer a nossa gestão participativa, que sempre foi a base da nossa gestão”, enfatizou o presidente.

Sendo parte ativa da gestão participativa, tão importante para o trabalho da Cogerh, Rosângela Texeira, representante dos Comitês de Bacias Hidrográficas, – militante da área há 17 anos – destacou a diferença que a Companhia faz na vida daqueles que mais precisam e a voz que ela dá por meio da sua metodologia de trabalho. “A Cogerh é fundamental e faz total diferença para a gente. É todo o nosso suporte, apoio, desde para a mobilização de uma reunião, mobilização de instituições, da sociedade civil e poder público municipal, estadual e federal. Então, esse trabalho junto ganha uma amplitude muito grande, garante que a gente tenha voz”, concluiu.

Mulheres das água

Durante a cerimônia foram homenageadas mulheres que deram início e ainda contribuem com a gestão de recursos hídricos do Estado. Sendo uma das primeiras servidoras da Cogerh, tendo participado do primeiro concurso, Rosana Garjulli contou como a sua vida e a da Companhia se unem. “Eu entrei no primeiro concurso da Cogerh, sou socióloga e entrei no grupo que foi selecionado para trabalhar a questão da organização dos usuários de água. Eu fui gerente dessa área por anos e foi o meu trabalho na Cogerh, a importância que essa empresa representa, que fui trabalhar na Agência Nacional de Águas”, contou.

Do primeiro concurso da Cogerh, apenas três mulheres integraram a equipe: Rosana, Inah Maria, como advogada, e Márcia Sampaio, como bibliotecária. Todas foram homenageadas no evento. Reencontrando suas antigas colegas de trabalho, Rosana comemorou o momento. “Isso é muito significativo, é muito emocionante encontrar essas mulheres, essas primeiras mulheres, que montaram a metodologia de trabalho que foi aperfeiçoada e fez a Cogerh ser o que é hoje”, concluiu Rosana.

Além das três citadas acima, também foram homenageadas Maria Margarida Pereira da Silva e Maria Josefa do Nascimento, membros do Comitê de Bacias do Ceará.

Entre a Seca e a Esperança

Em homenagem aos 30 anos da Cogerh, foi lançado o filme “Águas do Ceará – Entre a Seca e Esperança”, um projeto audiovisual que combina elementos de documentário, animação e poesia para contar a história sobre o papel crucial da gestão dos recursos hídricos do Ceará, tendo a Cogerh como centro deste processo. Com duração de 15 minutos, o público mergulhou na relação entre o povo cearense e o recurso mais precioso da região: a água.

Ficha técnica

O Filme é uma Realização Misteria Mapping
Direção e roteiro: Valentino Kmentt
Produção: Roger Pires
Fotografias: Davi Pinheiro, Marcos Studart, Deivyson Teixeira, José Wagner, Samuel Macedo
Direção artística: Valentino Kmentt
Designer: Gabriel Ferreira
Animações: Diego Mirnov Valentino Kmentt
Finalização: Valentino Kmentt
Trilha Sonora: Ivan Timbó
Apoio: Nigéria Filmes

Confira abaixo as datas das próximas exibições:

Fevereiro: dias 28 (quarta) e 29 (quinta), às 17h30

Março: dia 1 (sexta), às 19h30;
dias 6 (quarta) e 7 (quinta), às 17h30
dia 8 (sexta), às 19h30
dias 13 (quarta), 14 (quinta) e 15 (sexta), às 17h30
dias 20 (quarta), 21 (quinta) e 22 (sexta), às 17h30