Captação de mais de 60% dos empregos gerados no CIPP, garante oportunidades em Pecém e região

29 de fevereiro de 2024 - 09:00 # # #

Ascom Porto do Pecém - Texto e Fotos

Indicadores da empregabilidade nos municípios que compõem o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), apontam que o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho – IDT/Sine vem demonstrando crescimento na captação de vagas e inserções no mercado de trabalho na região.

De janeiro a dezembro de 2023, o IDT/Sine Pecém captou 4.673 vagas de emprego nas empresas locais. No mesmo período, 3.517 trabalhadores conseguiram uma colocação por intermédio da atuação do órgão na região, registrando uma taxa de aproveitamento de 67,55% das ofertas. Na comparação com 2022, o registro de novas vagas teve um aumento de 43,43%.

Durante o ano, a Unidade conquistou o terceiro lugar entre os postos do Instituto com mais captações no estado, sendo antecedido por Fortaleza (30.234) e Maracanaú (5.728).

As inserções no mercado também tiveram um crescimento. Em 2023, o órgão inseriu 3.517 trabalhadores em oportunidades na região, registrando uma ampliação de 24,9%, no comparativo com 2022 (2.816). Os dados são da Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra, do Ministério do Trabalho – BGIMO.

Destaque na região

Com o percentual de 59,33% de aproveitamento das admissões com base nos indicadores do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, o IDT/Sine se destaca como o melhor resultado de inserção em vagas de emprego no CIPP, seguido por Paracuru (22,80%) e Caucaia (2,79%).

“A atuação do IDT no CIIP segue uma trajetória de crescimento coerente com a vocação desenvolvimentista da região que mantêm uma dinâmica de instalação de novos empreendimentos e geração de emprego e renda, mas, sobretudo, ela reflete o compromisso da nossa equipe em criar estratégias para ampliar parcerias e viabilizar o acesso dos trabalhadores às oportunidades”, explica o presidente do IDT/Sine, Raimundo Angelo.

Funções e Setores mais demandados

Segundo dados da BGIMO, as funções de mecânico de manutenção de máquinas industriais, ajudante de obras, auxiliar de produção, auxiliar de limpeza, pedreiro, eletricista, motorista carreteiro, soldador e carpinteiro estão entre as mais demandas pelas empresas que integram o complexo.

Por setor de atividade, os segmentos que mais contrataram no período são, serviços (9.137), indústria (7.896), comércio (4.873) e construção civil (3.264).

Espaço de impulsionamento e crescimento no Ceará

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém está localizado entre os municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, e mantêm operações portuárias viabilizadas através de atividades industriais integradas, além da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

Com distância aproximada de 48 km do Porto, Paracuru também é alcançado pelo raio de atuação de empreendimentos de maior escala, que disponibilizam o deslocamento de ida e volta de trabalhadores para os postos de serviço.