Com apoio da Funcap, cresce número de projetos de pesquisa nas Fatecs

29 de fevereiro de 2024 - 09:05 # # # #

Ascom Centec e Ascom Funcap - Texto
Ascom Centec - Fotos

Professores, coordenadores e alunos das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) Cariri e Sertão Central estão engajados em diferentes projetos de pesquisas que possuem como objetos temas relevantes para o desenvolvimento regional. Durante este ano, estarão em desenvolvimento nas unidades 12 novos projetos, o que representa um aumento de 60% em relação a 2023.

Ao todo, as Fatecs estão encaminhando 20 projetos de pesquisa, do qual participam 27 alunos apoiados por bolsas de iniciação científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A professora Doutora Elda Tahim, responsável pela Pós-graduação e Pesquisa no Instituto Centec, atribui o crescimento do número de projetos de pesquisas a uma frutífera união de professores e alunos interessados em inovar a partir de questões locais.

“Temos atualmente um corpo docente com professores doutores interessados em desenvolver pesquisas aplicadas que podem resultar em inovação e, ao mesmo tempo, divulgá-las em periódicos de relevância. Além disso, muitos alunos propõem ideias de pesquisas que possam solucionar problemas que eles observam e vivenciam nas suas localidades.”

Outro ponto destacado pela professora é o aumento do valor das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT). “Esse fator passou a ser um grande catalisador para os alunos, que se mostraram mais interessados em participar de projetos de pesquisa nas Fatecs, com mais motivação e compromisso.”

De acordo com a Funcap, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (BICT) é um dos principais recursos para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária. É através dele que esses estudantes começam a ter contato com o ambiente de projetos de pesquisa e com um orientador qualificado, além de acessar estudos de alto nível que são conduzidos no Ceará.

“A preocupação da Funcap com mais inclusão e com a interiorização na produção do conhecimento contribuiu para o avanço do número de projetos do Centec. Vale destacar, também, as condições ligadas ao próprio Instituto Centec, como o aumento de seu quadro de doutores”, afirma Thereza Magalhães, diretora científica da Funcap.

O diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Centec, Silas Alencar, ressalta a responsabilidade das faculdades com o desenvolvimento e as vocações econômicas regionais. “Estamos satisfeitos com a ampliação das pesquisas nas Fatecs. Com a parceria com a Funcap, por meio das bolsas de iniciação científica, temos direcionado esforços no sentido de atender demandas locais de pesquisa e extensão tecnológica sempre voltados para a vocação econômica das áreas de influência das unidades. Buscamos, por exemplo, potencializar e agregar valor a matérias-primas próprias de cada região em busca de alternativas inovadoras que estimulem o desenvolvimento local.”

As Fatecs são unidades geridas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado. As unidades possuem campi em Juazeiro do Norte (Fatec Cariri) e em Quixeramobim (Fatec Sertão Central), ofertando cursos superiores de Tecnologia e técnicos de nível médio.