Povo Tremembé de Queimadas recebe marcos físicos para futura demarcação

29 de fevereiro de 2024 - 08:36 # # # # #

Ascom Idace - Texto e Foto

Estamos construindo uma nova história: nesta quarta-feira (28), foram afixados os primeiros marcos que vão delimitar a terra indígena do povo Tremembé de Queimadas, em Acaraú. Os marcos são fruto do trabalho do Governo do Estado, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace), e do Governo Federal, via Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o apoio da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince). O evento simbólico marca não apenas o início de um processo de delimitação territorial, mas também representa um passo significativo na defesa dos direitos ancestrais dos povos originários.

A cerimônia, realizada na Casa de Farinha da comunidade, contou com a participação de importantes representantes das instituições envolvidas nesse processo, além das lideranças indígenas. João Alfredo, superintendente do Idace, Thiago Halley, da Funai, e o secretário executivo da Sepince, Jorge Tabajara, foram alguns dos oradores que destacaram a importância desse marco histórico.

O marco foi estrategicamente fincado em um dos acessos principais da comunidade, simbolizando não apenas a demarcação física do território, mas também o reconhecimento da soberania e da identidade cultural do povo Tremembé de Queimadas. Essa é a segunda colocação desses marcos no Ceará. Os primeiros foram na terra do povo Jenipapo-Kanindé, no final de janeiro. Ainda faltam dois territórios a serem medidos pelo Idace.

Esse empenho demonstra um avanço concreto na proteção dos direitos territoriais e ancestrais das comunidades indígenas, e reforça o compromisso das autoridades em garantir a justiça e a dignidade para todos os povos originários do Brasil.