Sobrado Dr. José Lourenço promove oficina de graffiti no Instituto Vidança

29 de fevereiro de 2024 - 09:50 # # #

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto e Foto

A atividade é gratuita, aberta ao público e tem classificação etária 12 anos

A oficina de graffiti intitulada “Poéticas urbanas e o fortalecimento do território”, ministrada pelo Laboratório Corpo Território, tem o objetivo de conectar a arte e o sentimento de pertencimento, através do graffiti como forma de resistência e reexistência nos territórios urbanos periféricos. A ação é promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A atividade acontecerá entre os dias 04 e 08 de março, das 13h30 às 17h30, totalizando 20h/aula, dividida em 02 (dois) momentos.

No primeiro, a aula teórica que discutirá o território, artes insurgentes, referências e materiais para a pintura, com o intuito de debater sobre a arte e o cotidiano, utilizando estratégias do fazer coletivo como ferramenta de empoderamento e reflexão quanto ao território e suas especificidades. Gerando aproximações e o sentimento de pertencimento como ser criador e modificador no mundo.

O momento contará com a exposição das produções de artistas negres/as/os e indígenas que desenvolvem trabalhos a partir de uma perspectiva decolonial, valorizando saberes, experiências e a práxis relacionadas ao território. Convidando os/as participantes para observarem seu território através do graffiti percebendo-se como modificadoras da paisagem. Além da apresentação de técnicas e acertos urbanos para a pintura do mural coletivo.

No segundo, a aula prática que promoverá a utilização dos materiais de pintura para mural e técnicas de criação de referências para a criação do muralismo. Culminando na produção coletiva do mural de graffiti no Instituto Vidança localizado na Avenida L, 400, bairro Vila Velha, em Fortaleza. São 20 (vinte) vagas disponíveis e para se inscrever, basta acessar a plataforma do Sympla, no link: t.ly/_Uwnh.

Sobre o Laboratório Corpo Território

O Laboratório Corpo Território atua desde 2022, com um território de criação idealizado por Andreia Lopes e Miguel Naturê. Onde partilha fazeres e saberes afrodiaspóricos criando processos formativos artivistas em territórios urbanos periféricos, comunidades e povos originários, instituições públicas para a construção e fortalecimento de coletivos que atuam na localidade.

Sobre o Percursos

A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço que tem o objetivo de promover a formação, a difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço:

Sobrado Dr. José Lourenço realiza ação formativa sobre de graffiti no Instituto Vidança
Data: 4 a 8 de março (segunda-feira a sexta-feira)
Horário: 13h30 às 17h30
Local: Instituto Vidança (Avenida L, 400, Vila Velha – Fortaleza – CE)
Para se inscrever, acesse o link t.ly/_Uwnh
Acompanhe a programação pelo Instagram: sobrado@154
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org e (85) 99622-2023 (WhatsApp)