Direitos de pessoas com doenças raras foram debatidos em evento realizado em Iguatu

1 de março de 2024 - 10:01 # # #

Ascom Sedih - Texto
Klywson Vieira / Prefeitura de Iguatu - Foto

Nessa quinta-feira (29), é celebrado o Dia Mundial das Doenças Raras. A data é um alerta de conscientização social sobre a necessidade de inclusão de pessoas com doenças raras enquanto sujeitos de direitos. Para debater esse assunto, a Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) participou do I Seminário sobre Doenças Raras de Iguatu, realizado na última quarta-feira (28) no município do Centro-Sul do Estado.

As doenças raras são condições de saúde que afetam um pequeno número de pessoas em comparação com outras doenças, sendo comumente crônicas, progressivas, degenerativas e até incapacitantes. Pessoas com doenças raras são consideradas pessoas com deficiência, e muitas vezes necessitam de adaptações para viver em igualdade na sociedade.

O tema foi debatido na programação realizada pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência de Iguatu e pelas instituições Mães Guerreiras e Tatá Mãe de Príncipes. Estiveram presentes autoridades do município, associações da sociedade civil e estudantes universitários.

O coordenador de políticas para pessoas com deficiência, Lucas Maia, e a orientadora de célula da coordenadoria, Estrela Rodrigues, representaram a Sedih na programação. “Os desafios enfrentados pelas pessoas com doenças raras, assim como por outras pessoas com deficiência, precisam ser reconhecidos. Com esse reconhecimento podemos fomentar o debate público sobre inclusão e acessibilidade”, afirmou Lucas.