Comitiva do MDS visita tecnologias sociais que transformam as vidas dos cearenses

6 de março de 2024 - 13:32 # # # # #

Ascom SDA - Texto e Fotos

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) coordenou uma série de visitas a comunidades rurais das cidades de Quixeramobim e Senador Pompeu, no Sertão Central, beneficiadas com equipamentos de tecnologia social de convivência com o semiárido. A atividade, realizada na terça-feira (5), teve como objetivo apresentar aos membros do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) os equipamentos de Reuso de Água Cinza, Fossa Ecológica, Canteiro Filtrante, Fogão Ecológico e Biodigestor, referências nas ações exitosas de agricultura familiar no Ceará.

Conforme a titular da Coordenadoria do Abastecimento de Água e Esgotamento (Coagua) da SDA, Odalea Severo, as tecnologias apresentadas são referências para construção de políticas públicas para todo o País. “Aqui no Sertão Central, estamos recebendo visitas do MDS para conhecer um rol de tecnologias já implementadas no Ceará. É super importante esse grupo ver como esses equipamentos estão impactando nas famílias. Depois desse contato, a expectativa é que tenhamos uma instrução normativa que nos garanta um financiamento dessas tecnologias no futuro”, projetou a representante da SDA.

Na Comunidade Muxinato, em Senador Pompeu, a chegada do sistema de saneamento ecológico rural no formato canteiro filtrante transformou a realidade da família da agricultora e professora Glauciane Magalhães, de 31 anos. “Esse canteiro filtrante, com formato inédito aqui no Ceará, está sendo de bom uso para toda a minha família. Depois que recebemos essa tecnologia, tivemos uma transformação nesse espaço que antes não era utilizado. Além de reaproveitar nosso quintal, essa água cinza que não era utilizada pela família, agora é utilizada para a produção de alimentos e para o canteiro, que rega diversas plantas que têm por aqui. O reconhecimento a todos e todas que executam essas políticas tão importantes para nosso semiárido”, agradeceu.

Transformação social

O casal de agricultores Lourdizete Almeida, 43, Antônio Neves, 61, teve a vida transformada com a implementação do Fogão Ecológico e do Biodigestor, na Comunidade São Joaquim, em Senador Pompeu. “Todas essas políticas são fantásticas. Elas transformaram a nossa vida, o nosso dia a dia. Elas ajudaram bastante para diminuir as contas de casa. Antes, eu e o Neves, gastávamos muito com o botijão de gás e perdia muito tempo no fogão comum. Agora, temos outra realidade, tudo bem mais prático e econômico”, elogiou a produtora rural.

A diretora de inclusão produtiva e acesso à água do MDS, Camile Sahb, reforçou a importância da parceria do Governo Federal com o Ceará na garantia de investimentos para implantação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido. “Conhecer essas experiências de saneamento ecológico, biodigestores e fogões agroecológicos, foi muito importante para a gente estudar e replicá-las, transformando em políticas públicas e fazendo com que outras famílias tenham acesso a essas experiências. Para a gente é muito gratificante ver de perto a capacidade delas de transformar as vidas dessas famílias, como elas podem auxiliar na produção, no acesso à água e também na segurança alimentar das famílias. Estamos muito felizes de conhecer tudo isso e contar com o apoio do Governo do Estado”, finalizou.

Representantes do Instituto Antonio Conselheiro (IAC) e de Entidades parceiras do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (Cetra-CE), Organização Barreira Amigos Solidária (Obas) e do Centro de Estudos e Assistência às Lutas do/a trabalhador(a) Rural (Cealtru) também participaram das visitas nas comunidades rurais de Muxinató e São Joaquim, em Senador Pompeu, e em Patos, na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central.

Em continuidade à missão, nesta quinta-feira (6), o secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, recebe integrantes da comitiva para avaliação das visitas no interior do Ceará e encaminhamentos de políticas públicas no semiárido.

Conheças as tecnologias sociais

As Tecnologias Sociais são produtos, técnicas ou metodologias replicáveis desenvolvidas em interação com a comunidade. Algumas delas são importantes estratégias de convivência com o semiárido.

Reuso de Água Cinza

O Sistema de Reuso de Água proporciona o aumento da disponibilidade de águas às famílias agricultoras. A coleta e tratamento de água cinza é um importante avanço para o meio ambiente e a saúde pública. O Sistema faz a coleta, tratamento e reutilização da água cinza domiciliar (banho, pia e lavanderia) que antes ia direto para o solo. Após o processo de filtragem pode ser utilizada para fortalecer os quintais produtivos, contribuindo para segurança alimentar e nutricional e para geração de renda.

Fogões Agroecológicos

A tecnologia empregada pela SDA por meio do utiliza uma câmara de combustão que possibilita um processo de queima da lenha com o mínimo de fumaça, expelida por meio de uma chaminé, reduzindo assim o consumo de lenha e, consequentemente, a emissão de fumaça.

Biodigestor

O sistema de biodigestor acontece no processo de geração de biogás, realizado por microorganismos (bactérias) que existem naturalmente no próprio esterco, e acontece quando ele é decomposto em um ambiente onde não existe oxigênio (ambiente anaeróbico). Após a produção do gás, partes líquidas e sólidas podem ser usadas como adubo (biofertilizantes).