Governo do Ceará celebra os 100 Anos do Cinema Cearense e 50 anos da TV Ceará com programação gratuita

6 de março de 2024 - 14:20 # # #

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), celebra em 2024 os 100 anos do Cinema Cearense e os 50 anos da TV Ceará com uma série de ações comemorativas, a partir de março, que reforçam a potência do audiovisual cearense. A ação, realizada por meio da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e da própria TV Ceará, conta com parceria da Sala Multifuncional CINE+; do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema; e da Cinemateca Brasileira, instituição responsável pela preservação e promoção da produção audiovisual do Brasil.

“Desde os primeiros experimentos em movimentos fílmicos até as produções contemporâneas aclamadas internacionalmente, o cinema cearense tem sido uma fonte inesgotável de criatividade, reflexão e expressão artística.”, afirma a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, que continua: “Celebrar os 100 anos do audiovisual cearense é assumir, também, o compromisso com a continuidade dos investimentos nas políticas de incentivo à formação, produção, distribuição e democratização do acesso ao Cinema e ao Audiovisual como um todo, no nosso estado”.

Para iniciar as celebrações dos 100 anos do Cinema Cearense, neste mês de março, quando também celebramos os 66 anos do Cineteatro São Luiz e os dois anos de reinauguração do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), está prevista uma programação especial nos dois espaços da Secretaria da Cultura, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante de Arte e Cultura, respectivamente. A partir do dia 19, uma parceria entre os dois equipamentos e o Cine Ceará dá início à celebração com a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, uma homenagem à produtora audiovisual do cearense natural de Sobral, Luiz Carlos Barreto, e de sua esposa, Lucy Barreto.

No dia 22 de março, Luiz Carlos Barreto estará no MIS para uma fala aberta ao público, das 18h às 19h. E no dia 23, às 19h, durante a Mostra, Luiz Carlos Barreto e sua esposa, Lucy Barreto, serão homenageados no Cineteatro São Luiz. O evento vai marcar o lançamento da 34ª edição do Cine Ceará, que acontecerá em setembro no Cineteatro São Luiz. Na ocasião, o Cine Ceará concederá o Troféu Eusélio Oliveira à produtora L.C. Barreto, pelos 60 anos de importante atuação no audiovisual do país.

“Os 100 anos do cinema cearense chegam com muitas conquistas e reconhecimentos nacionais e internacionais. O ‘Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema’ tem orgulho de fazer parte desta história, participando ativamente do fortalecimento do nosso audiovisual e mostrando o nosso cinema ao Brasil e ao mundo. Para celebrar este importante marco, nos unimos ao Cineteatro São Luiz, o palco mais importante do nosso cinema, e ao MIS, guardião da nossa memória audiovisual, para realizarmos a Mostra de 60 Anos da Produtora L. C Barreto, fundada por um dos cineastas de carreira mais longeva no Brasil. Que o cinema cearense se eternize em todas as telas pelo mundo!”, diz Wolney Oliveira, cineasta e diretor do Cine Ceará.

100 anos do Cinema Cearense

 

“A comemoração dos 100 Anos do Cinema Cearense é fundamental para recuperar o histórico e reforçar a permanência e a relevância da produção audiovisual do Ceará. É um momento importante para celebrar, em especial, os inúmeros trabalhadores do audiovisual de diferentes gerações, desde os que estão começando agora até profissionais com projeção nacional e internacional. Por meio de uma intensa programação em sua rede de equipamentos culturais, a Secult Ceará relembra o que foi conquistado no audiovisual cearense e projeta seus desafios para o futuro”, destaca Camila Vieira, coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult.

A celebração dos 100 Anos do Cinema Cearense vai se estender pelo ano de 2024, com culminância no dia 15 de outubro, data em que é celebrado o Dia do Audiovisual Cearense. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário da exibição do filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”, no dia 15 de outubro de 1924, sendo o primeiro filme creditado a um cearense, o fotógrafo e cineasta Adhemar Bezerra de Albuquerque.

Essa primeira exibição aconteceu em 15 de outubro de 1924, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza. O espaço, que ficava na rua Major Facundo, em frente à Praça do Ferreira, era de propriedade de Luiz Severiano Ribeiro, natural de Baturité, que posteriormente se tornaria o maior exibidor da história do cinema brasileiro.

Adhemar Bezerra de Albuquerque marcou o início de uma rica tradição cinematográfica no estado com o seu filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”. Seu legado permanece vivo até os dias de hoje, influenciando gerações de cineastas e profissionais do audiovisual.

50 anos da TV Ceará

Ainda nesse mês de grandes celebrações, a TV Ceará (TVC) também faz aniversário. Fundada em 7 de março de 1974, a TVC chega aos seus 50 anos, originalmente criada com o objetivo de difundir a teleducação por todos os municípios cearenses. Nesses 50 anos, a TVC formou muita gente com o telensino, levando a cultura cearense para todos os lugares e sendo palco para tantos artistas agora reconhecidos mundialmente.

“Quem acompanha a história do nosso estado sabe a importância de compreender as ações, contextos e mudanças que acontecem ao longo do tempo. O Ceará se desenvolveu nos mais variados aspectos nas últimas décadas. Poder levar tudo isso de maneira responsável, transparente e com muita regionalidade é a nossa principal missão. Mostrar nossos talentos do humor, arte e dramaturgia como a vitrine dos cearenses para o mundo é o que nos move. Esse ano temos muito o que comemorar. Além dos 50 anos da TV Ceará, temos os 100 anos do Cinema Cearense, que já revelou grandes nomes e talentos para o mundo”, explica a presidente da TV Ceará, Moema Soares.

Hoje, a TVC é uma emissora admirada pela qualidade da sua programação e comprometimento ético, com jornalismo, entretenimento, esporte, debate e diversidade de ideias, sendo a única TV pública cearense que mantém espaço na grade de programação para valorização da cultura regional.

Para celebrar esse aniversário, a TVC preparou um dia inteiro de programação especial. A partir das 8h do dia 7, o canal 5.1 será só de programação local, mostrando muito humor, música e convidados ilustres como Ednardo, o sanfoneiro Waldonys e o cartunista Mino, além de outros artistas que passaram pela TVC ao longo dessas cinco décadas.

Até às 20h, serão relembrados momentos importantes para a emissora por meio dos programas Roda de Mulheres, Ceará Caboclo, Sanfonas do Brasil, Ceará Brega Show, Leruaite com Falcão, Cordas que Falam e Cena Pública.

Já no domingo (10), das 8h às 12h, no Parque do Cocó, será realizada uma manhã de prestação de serviços a toda comunidade, com emissão de RG, corte de cabelo, serviços de saúde e educação ambiental, música e muita animação para adultos e crianças.

Mostra CINE+: 100 Anos de Cinema Cearense

Investindo na descentralização das ações de cultura, o município de Itapipoca será contemplado com uma sala pública de cinema, que será inaugurada no dia 8 de março e com uma programação alusiva ao centenário do nosso cinema. A iniciativa integra as ações do programa “CINE+: cultura, educação e sustentabilidade”, projeto apoiado pelo Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, via edital do Mecenato Estadual. A ação consiste em democratizar a arte a partir da implementação de salas cinematográficas multiuso em diversos municípios brasileiros.

O novo espaço abre com uma programação inaugural que celebra a produção do primeiro conteúdo audiovisual do estado. A “Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense” vai apresentar ao público um panorama das produções realizadas no cinema cearense ao longo do século, com uma curadora especial e homenagens. O evento, que será realizado de 9 a 16 de março, contará com sessões no período da manhã, às 9h30, para estudantes de escolas públicas e sessões noturnas abertas a toda a comunidade, às 19h, todas com entrada gratuita.

O fundador e diretor da Quitanda Soluções Criativas – que realiza a iniciativa – Paulo Feitosa, fala sobre a contribuição do Cine+ enquanto política pública para as artes no Ceará: “A implementação das salas de cinema nos municípios vêm contribuir diretamente com a formação de novas plateias, não só para o audiovisual, mas para as artes, numa perspectiva de cinema-escola; com formações em áreas técnicas para jovens exibidores, produtores, gestores. O Cine+, desta forma, vem cumprir uma agenda importante que é de levar salas de cinema às cidades que ainda não possuem cinema ou que tem uma carência de equipamentos culturais, garantindo o acesso à produção artística e cultural.

Uma das homenageadas da Mostra Cine+ será a cineasta, jornalista e produtora, Verônica Guedes, que é diretora executiva do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, também apoiado pelo Governo do Ceará. A cineasta reforça a importância do nosso audiovisual. “O cinema cearense sempre foi marcado pela resistência, evidenciando lutas históricas do nosso povo, mas o olhar quase sempre era de fora para dentro. Hoje essas histórias são contadas pelas próprias populações oprimidas – mulheres, pessoas LGBTI+, negras, indígenas, etc – em filmes impactantes e de grande sucesso no cenário internacional. Realmente é um momento para a gente se orgulhar muito”, destaca Verônica.

Também serão homenageados o diretor do Cineteatro São Luiz, José Alves Netto, e a presidenta do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, dentre outras personalidades.

Investimentos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, reconhece e estimula o enorme potencial criativo e econômico da cadeia produtiva do audiovisual cearense. Só em 2023, foram lançados quatro editais, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (LPG) e operacionalizados pela Secult, que contemplam todas as áreas significativas e importantes da cadeia produtiva do audiovisual. Os recursos são voltados para a área de criação e produção audiovisual, formação, pesquisa, publicação, cineclubes, mostras, festivais, rodada de negócios, distribuição, licenciamento para TVs públicas, apoio a micro e pequenas empresas do audiovisual, apoio às salas de cinema etc.

“É um leque muito grande de diversas áreas contempladas dentro do audiovisual. É um processo que reflete uma construção a partir de várias escutas com o setor para se chegar às modalidades, às categorias, à quantidade de projetos e valores que estão contemplados nestes quatro editais. É um momento importante para o fortalecimento das políticas públicas para o audiovisual cearense”, reforça Camila Vieira.

Para além dos editais

Experiência potente também é a da Escola Porto Iracema da Artes. “O Programa de Audiovisual da Porto Iracema das Artes integra duas perspectivas: a perspectiva de iniciação, que mobiliza alunos da rede pública de ensino na experiência de produção, criação e construção de repertório estético e a perspectiva de mercado, por meio do Laboratório de Cinema. O programa de iniciação articula, com metodologias inovadoras, o encontro da cultura com a educação, que impacta com bastante intensidade a vida dos jovens integrantes dos processos formativos”, explica a diretora da Escola Porto Iracema das Artes, Bete Jaguaribe.

A Escola Porto Iracema da Artes é uma instituição da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), organização social parceira com a qual a Secult Ceará celebra contrato de gestão para gerir alguns dos equipamentos da Rece.

Programação de março para os 100 Anos do Cinema Cearense

08 de março
Inauguração da Sala multifuncional Cine+, em Itapipoca
Rua Dom Aureliano Matos, 220 – Centro, Itapipoca, Ceará
Horário: 19h
Gratuito | L

09 a 16 de março
Sala multifuncional Cine+
“Mostra Cine+: 100 Anos de Cinema Cearense”
Programação e mais informações: instagram.com/redecinemais
Gratuito | Verificar Classificação Indicativa

19 a 31 de março
Cineteatro São Luiz
Mostra “L.C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”
Programação completa
Gratuito | Verificar Classificação Indicativa

22 de março
Museu da Imagem e do Som do Ceará
Fala de Luiz Carlos Barreto, na praça do Museu
18h
Gratuito | L

23 de março
Cineteatro São Luiz
Homenagem a Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto
19h
Gratuito | 18

50 Anos da TV Ceará

07 de março
Canal 5.1
Aniversário de 50 anos da TV Ceará com humor, música e convidados como Ednardo, Waldonys e o cartunista Mino, além de outros artistas que passaram pela TVC ao longo dessas cinco décadas
Horário: o dia todo, a partir das 8h
Gratuito | Verificar Classificação Indicativa

10 de março
Parque do Cocó
Aniversário de 50 anos da TV Ceará – manhã com prestação de serviços a toda comunidade, com emissão de RG, corte de cabelo, serviços de saúde, educação ambiental e música.
Horário: 8h às 12h
Gratuito | L