Governo do Ceará fomenta exportação da agricultura familiar em exposição comercial internacional no Panamá

6 de março de 2024 - 13:41 # # # #

Ascom Adece - Texto e Fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) participa, desta terça-feira (5) até a próxima quinta-feira (7), da exposição comercial internacional Expocomer. O evento acontece no Panama Convention Center, na Cidade do Panamá.

Conforme o titular da SDA, Moisés Braz, a ida ao território panamenho faz parte de uma grande missão com uma extensa agenda de reuniões. “Nosso principal objetivo é tratar da implantação de um centro de distribuição de produtos, promover a transferência de tecnologias e assistência técnica, bem como fomentar a exportação de produtos da agricultura familiar para o a Panamá e outros países”, explica.

O estande do Governo do Ceará no evento, em parceria com a Lima Costa S/A, contou com a presença de players importantes para a economia panamenha, como o embaixador do Brasil no Panamá, Carlos Abreu e Silva, o ministro para assuntos Agropecuários do país, Carlos Salcedo, o vice-ministro de Comércio e Indústria, Francisco Mola Ortega, e o diretor do Instituto de Planejamento para o Desenvolvimento, do Ministério da Economia e Finanças, Guilhermo Salazar.

De acordo com o presidente da Adece, Danilo Serpa, o governo do Panamá demonstrou bastante interesse em estreitar as relações comerciais e importar tecnologias implantadas pelo Ceará. “O estande do Ceará no evento está bastante prestigiado e muitos negócios estão sendo concretizados durante o evento. Para além da agricultura familiar, estamos apresentando o Ceará como um todo e intermediando outras conquistas para o Ceará tanto na área industrial quanto na de turismo, em parceria com a secretaria Yrwana Albuquerque”, completa Danilo.

Produtos como castanha e mel estão entre os principais comercializados durante o evento. De acordo com o presidente da Ematerce, Inácio Mariano, “países como Estados Unidos, Costa Rica e o próprio Panamá devem fechar negócios com cooperativas da Terra Conquistada e Raízes do Campo. Promover e incluir a agricultura familiar cearense no Panamá e fazer um intercâmbio técnico e tecnológico com a Ematerce estão entre os principais objetivos da missão, como também propor a implantação de uma representação/centro de distribuição nacional de produtos da agricultura familiar do Brasil na Zona Livre de Colón do Panamá”, explica.

Durante a abertura do evento, os representantes do Governo do Ceará participaram do corte de faixa e foram citados pelo embaixador do Brasil no Panamá. “Quero mencionar a presença dos representantes do Estado do Ceará, um estado muito importante no Brasil, cujo Porto do Pecém é um importante do Canal do Panamá. Também estão com um importante estande aqui e convido a todos a visitarem e conhecerem as oportunidades como agricultura familiar e uma infinidade de produtos”, disse.