Tele-atendentes da Central 155 são capacitados para o tratamento de manifestações de Ouvidoria ligadas à LGBTFobia

6 de março de 2024 - 09:30 # # # # #

Ascom CGE - Texto e Fotos

Os tele-atendentes da Central de Atendimento 155, localizada em Canindé, participaram de uma ação para o aprimoramento do atendimento realizado aos cidadãos que buscam registrar manifestações de Ouvidoria ligadas ao desrespeito à diversidade de gênero, na manhã desta terça-feira (05). A ação se deu por meio da realização da oficina “Formação sobre os direitos da população LGBTI+”, promovida como parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria da Diversidade (Sediv).

A orientadora da Célula da Central de Atendimento 155, Zeneide Araújo, destacou a importância da capacitação para otimizar os serviços da Central. “A Central 155 funciona atualmente como um dos canais mais buscados pelos cidadãos para o registro de manifestação aos órgãos e secretarias do Estado. É necessário que esses profissionais tenham múltiplos conhecimentos sobre os assuntos que movem as setoriais. Conhecer os direitos da população LGBTI+ é fundamental para que o atendimento seja feito de forma efetiva”.

O treinamento foi ministrado pela coordenadora jurídica da Secretaria da Diversidade do Estado, Ivna Costa, e pela coordenadora do Centro Estadual de Referência LGBTI+ Thina Rodrigues, Samila Marques.

“A formação dos atendentes da ouvidoria sobre direitos da população LGBTI+ estimula um atendimento mais inclusivo e livre de discriminação. A ouvidoria pode contribuir significativamente para a promoção da igualdade e da justiça para a população LGBTI+”, fez questão de pontuar Ivna Costa.

A ação atende ao disposto na Lei Estadual nº 18.376/2023, que estabelece a obrigatoriedade de placas informativas proibindo a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do Ceará.