Posse de novos professores da Uece fortalece a expansão e a interiorização da educação pública cearense

8 de março de 2024 - 20:02 # # #

Amélia Gomes - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

O número de novos profissionais da Uece após o último concurso da instituição representa 54% da força de trabalho da Universidade

Novos 65 docentes estão prontos para iniciar mais um momento de suas carreiras profissionais, a partir desta sexta (8), quando tomaram posse no cargo de professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em cerimônia no Palácio da Abolição. A partir da próxima segunda (11), já em sala de aula, eles estarão contribuindo para a formação acadêmica e social de inúmeros estudantes.

Orgulhoso por recebê-los no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas destacou o impacto do momento para “a maior expansão da universidade pública estadual do Ceará”. Falando, especialmente, para os empossados, o governador enfatizou a dedicação e o esforço de cada um, nos estudos e na aprovação no concurso. “É no ambiente de conhecimento que nós podemos fazer a transformação da vida do povo cearense. Se nós temos uma educação pública fundamental de qualidade no Ceará é porque a universidade que vocês estão ingressando é uma grande formadora de professores municipais e estaduais no estado. A missão de vocês é manter a qualidade do nosso ensino”, acrescentou.

Com entusiasmo, Suzana Maia, de 26 anos, formada em licenciatura pela Uece, está pronta para a missão. “Estou realizando meu grande sonho. Quando eu finalizei minha graduação na Uece, fui muito incentivada a fazer mestrado para atuar na própria instituição. Então, sempre foi o meu sonho dar aula para formar outros professores. Esse é um momento de realização na minha vida, estou voltando para minha casa, que é como sempre eu tratei a Uece, foi lá que aprendi a ensinar e foi lá que eu alimentei muitos dos meus sonhos”. Suzana irá para o campus de Aracati, que fica a apenas uma hora de sua cidade natal, Jaguaruana.

O processo de interiorização da universidade cearense é fortalecido com a nova posse, já que os professores serão lotados em diversas unidades da Uece, sendo: 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (Fecil/Aracati), o mesmo de Suzana; 24 docentes para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do Inhamuns (Cecitec/Tauá); 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc/Quixeramobim); 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc/Canindé) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (Faec/Crateús). A Uece conta, atualmente, com sete campi no interior do estado.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, reforçou que a expansão e a interiorização exige de todos não somente cuidado com a qualidade daquilo que é oferecido, como oportunidade para os diversos alunos das escolas públicas do Ceará, que em grande quantidade vivem em situação de vulnerabilidade social. “Também por isso a nossa universidade precisa garantir o acesso e a permanência dos estudantes. Isso representa sucesso”. O reitor informou, ainda, que o acréscimo de profissionais após o concurso, realizado em 2022, representa 54% da força de trabalho da Universidade do Estado e que dos 65 empossados, 55% são mulheres.

“Vocês estão assumindo um papel que é imprescindível para o desenvolvimento social sustentável de um estado e de um país, o de formar e influenciar pessoas e, ainda, o de incluí-las”, foi o que ressaltou a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Sandra Monteiro.

Essa educação inclusiva citada pela secretária será levada às salas de aula da Uece por uma de suas novas professoras efetivas. Andreia Vieira, 52 anos, pedagoga, em sala de aula desde 1992, começa uma nova etapa de formação de outros professores na área de Educação Inclusiva. “Educação inclusiva significa educação para todos, é a educação que prioriza a diversidade humana. Mais do que nunca essa é uma pauta a ser abraçada. Estamos vendo a necessidade emergente de mudanças na sociedade e elas ocorrem através do processo educacional. Por exemplo, antes tínhamos um pensamento de que a sala de aula ideal seria aquela homogênea, todo mundo com um mesmo tipo de comportamento, tendo que aprender de forma igual. Hoje, a gente sabe que a diversidade humana precisa ser respeitada para que vivamos de forma verdadeira a diversidade em sala de aula e na nossa sociedade”, reforçou Andreia.

O evento também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, e da secretária Nacional de Gestão, Inovação e Avaliação do Ministério da Educação (MEC), Janaína Farias.

De Iracema a Tauá

O percurso que leva outra nova profissional da Uece a Tauá tem inúmeros caminhos. Aline Maia, nascida em Iracema, teve os estudos como sua motivação, bem como o apoio de sua família, especialmente sua mãe, para seguir a vida em Fortaleza, onde fez a graduação. Formada em Medicina Veterinária pela Uece, Aline retorna para as salas de aula da instituição como professora, para contribuir na formação de futuros colegas de profissão.

Tauá é a sede do campus onde Aline dará aula, levando seus conhecimentos para uma cidade do interior do Ceará, como é a sua. “Esse processo de interiorização da Uece, que estamos a partir de hoje fazendo parte, terá efeitos reais na vida de muitas famílias como a minha. A Uece me formou não só profissionalmente, mas também como pessoa. Depois de mais de 12 anos de formada, tenho certeza que a nossa universidade estadual forma profissionais incrivelmente qualificados, capacitados para exercer seu papel técnico e também social”.

Cria da Uece

Graduação, mestrado e doutorado, Otávio Bara, licenciado em Geografia, passou por todas essas etapas da educação superior na Universidade Estadual do Ceará. Agora, chega à instituição como professor. “Fiz tudo na Uece e lá tracei todas as trajetórias possíveis, centro acadêmico, monitoria, estágio, laboratório e professor do sistema de educação a distância. Estou muito feliz de agora voltar como professor para a Universidade, no campus de Canindé”.

Histórico do concurso 2022

Os empossados foram aprovados no maior concurso docente da história da Uece, que ofertou vagas para 230 professores assistentes e para 135 adjuntos. Das 365 vagas, já tinham sido empossados até o momento 190.

O concurso tem, ainda, Banco de Reserva voltado a eventuais lacunas, como: casos em que algum candidato(a) classificado(a) entre as vagas ofertadas desista da posse ou tenha algum impedimento.