Museu da Imagem e do Som abre nesta sexta-feira mostra imersiva resultante de ateliê de criação

13 de março de 2024 - 08:43 # # #

Ascom MIS - Texto
Deivyson Teixeira - MIS - Fotos

Obra foi realizada por 10 artistas do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas trans, travestis e não-binárias

O Museu da Imagem e do Som abre nesta sexta-feira (15) a mostra imersiva chamada “fragmento-KYMERA”, resultante do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres, voltado para pessoas trans, travestis e não-binárias. A solenidade de abertura acontece às 18h, na praça do MIS, e depois a obra poderá ser vista na sala imersiva. Após a estreia, a mostra segue em cartaz. A programação é gratuita e aberta ao público. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

fragmento-KYMERA

A obra fragmento-KYMERA se desenvolve a partir do encontro de dez artistas no Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres do Museu de Imagem e Som do Ceará. A criação, realizada de forma coletiva, parte de experimentações com sons e imagens criados a partir de investigação de imagens de arquivo, fabulações com tecnologias de fotogrametria (3D) e animações. Na obra, um fragmento de memória orbita no tempo e espaço antes de ser inventado. Essa memória busca um lar para que possamos coexistir por meio da circularidade das matérias. Somos espirais que habitam uma movimentação cósmica.

Sobre o Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres

O Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres é um espaço de investigação e intercâmbio de experiências, com ênfase na transdisciplinaridade, buscando aproximar, diluir e questionar as fronteiras e barreiras existentes entre linguagens artísticas e outros campos do conhecimento, incentivando o hibridismo e as experimentações. O processo formativo ocorreu entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024, com os professores Castiel Vitorino Brasileiro, Lohr Mesquita (DJ Viúva Negra), Elton Panamby, Ayala Prazes e Paula Trojany.

Para participar do processo formativo, foram selecionadas 10 pessoas artistas/pesquisadoras trans, travestis e não-binárias do Ceará que experimentam em linguagens artísticas diversas, com foco na relação entre arte e tecnologia: Amorfas, Curimatã Oliveira, Ella Monstra, Georgia Vitrilis, Hesse Santana, Lipe Maria, Lui Foito, Mica Macaca, Stefany Mendes e Nicotinta.

O Ateliê de Criação – Tecnologias Transvestigêneres faz parte do programa Trair o Cistema, e foi idealizado e conduzido pelas educadoras do MIS Aires, Garu Pirani e rømã.

Sobre o Trair o Cistema

Trair o Cistema é uma programa de ação educativa, pesquisa e difusão tendo como objetivo a difusão de trabalhos artísticos de pessoas artistas trans, travestis e não binárias cearenses. O programa propõe um olhar para os pactos ficcionais da cisgeneridade, questionando-os e reinventando o imaginário construído socialmente. A ação é conduzida pelas educadoras do MIS Aires, Garu Pirani e romã.

Serviço:

Abertura da mostra “fragmento-KYMERA”
Data: 15 de março (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Praça / Sala Imersiva

Após a noite de abertura, a mostra permanece em cartaz na sala imersiva do MIS nos seguintes dias e horários:
Quartas e quintas: 16h às 18h (acesso até 17h30)
Sextas, sábados e domingos: 18h às 20h (acesso até 19h30)

 

Museu da Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410, Meireles – Fortaleza – CE

Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30

Entrada: gratuita
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara

FICHA TÉCNICA DA OBRA “fragmento-KYMERA”

DIREÇÃO GERAL
Ella Monstra

PRODUÇÃO GERAL
Curimatã Oliveira
Mica Macaca

DRAMATURGIA
Amorfas
Curimatã Oliveira
Ella Monstra
Georgia Vitrilis
Hesse Santana
Lipe Maria
Lui Foito
Mica Macaca
Stefany Mendes
Nicotinta

ROTEIRO
Amorfas
Nicotinta

CONSULTORIA DE ANIMAÇÃO
Garu Pirani

ANIMAÇÃO 3D (fotogametrias)
Lipe Maria

ANIMAÇÃO 2D (sol)
Lui Foito

FOTOGRAMETRIAS
Paula Trojany

PESQUISA DE IMAGENS DE ARQUIVO
Amorfas

DESENHO SONORO
Georgia Vitrillis
Nicotinta

SOM
Nicotinta
Mica Macaca

MONTAGEM
Nicotinta

ARTISTAS DO ATELIÊ DE CRIAÇÃO TECNOLOGIAS TRANSVETIGÊNERES
Amorfas
Curimatã Oliveira
Ella Monstra
Georgia Vitrilis
Hesse Santana
Lipe Maria
Lui Foito
Mica Macaca
Stefany Mendes
Nicotinta