Museu da Imagem e do Som realiza oficina de experimentação corporal e vocal inspirada em ritmos afro-brasileiros

14 de março de 2024 - 08:08 # # # # #

Ascom MIS - Texto
Deivyson Teixeira - MIS - Fotos

A oficina promoverá reflexões sobre a ancestralidade negra a partir das obras da exposição “Escureci”; inscrições são gratuitas e estão abertas no Sympla

O Museu da Imagem e do Som promove neste sábado (16) a oficina Gestos Ancestrais, a ser ministrada pela educadora do museu Francisca Silva. A oficina tem como propósito a realização de experimentações corporais e vocais inspiradas nos ritmos afro-brasileiros, bem como a promoção de debates sobre a ancestralidade negra a partir das obras da exposição “Escureci”, atualmente em cartaz no andar -1 do Anexo. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Gestos Ancestrais

A oficina Gestos Ancestrais visa analisar as obras expostas na exposição “Escureci”, buscando expandir os imaginários em relação à população negra. A metodologia adotada combina experimentação corporal e vocal com a análise das imagens apresentadas. A oficina se desdobra em diferentes momentos: um aquecimento corporal seguido de um trabalho de coro e corifeu, um aquecimento vocal acompanhado de um jogral com o poema “Gritaram-me negra!”, a apreciação e debate das obras expostas na exposição “Escureci” e, por fim, a finalização com uma roda de conversa para reflexões e trocas de ideias.

A atividade, voltada para pessoas acima de 15 anos de idade, acontecerá das 16h30 às 18h. São ofertadas 20 vagas, e as inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla, neste link, até dia 15 de março. A política afirmativa do MIS reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência.

Escureci

“Escureci” foi idealizada pelos artistas cearenses Felipe Heloi, Nycolas Di e Robson Marques. A exposição é norteada pela frase: “O ponto de encontro entre o presente e o futuro é o passado ancestral”. As obras expostas foram produzidas por diversos artistas negros cearenses, sendo eles: arth3mis, Tamires Ferreira, Otávio Rodrigues (Criativoso), Berin, Amanda Nunes (Crimes Passionais), Flávia Almeida, Um Favela (Ícaro e Adrian), Coletiva Negrada, Felipe Helói, Robson Marques, Nycolas Di, Brooks, Bia Souza (Fotógrafa Marginal) e Alexia Ferreira (Colagem Negra).

“´Escureci´ é mais uma exposição em que nós buscamos empretecer a cidade. Em 2021 , com a edição na Casa do Barão, desvelamos um pouco a casa grande, agora voltamos nos aquilombando com a edição curatorial ´Escureci´, que é uma nova exposição, com dez novos artistas pretos de Fortaleza, porém que segue o mesmo ideal de escurecer”, explica Felipe Helói, idealizador e curador da exposição.

“Escureci” pode ser visitada às quartas e quintas, das 10h às 17h30, e de sexta a domingo, das 13h às 19h30.

Serviço:

Oficina Gestos Ancestrais
Data: 16 de março (sábado)
Horário: 16h30 às 18h
Local: Andar 1 do Anexo / Jardim do Casarão (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles – Fortaleza – CE)
Inscrições: gratuitamente pelo Sympla, neste link, até dia 15 de março
Classificação indicativa: pessoas acima de 15 anos de idade
Número de vagas: 20 (A política afirmativa reserva 20% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas; 10% para pessoas autodeclaradas travestis, transexuais e transgêneras e 10% para pessoas com deficiência)

Museu de Imagem e do Som do Ceará
Endereço: Av. Barão de Studart, 410 – Meireles – Fortaleza – CE

Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30

Entrada: Gratuita
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara