Operação 2024.1 dos Açudes Desterro e São Domingos é definida para atender município de Caridade

14 de março de 2024 - 08:40 # # #

Ascom Cogerh - Texto e Fotos

A Cogerh, por meio da Gerência Regional da Bacia do Curu, realizou, nesta quarta-feira (13), a reunião de definição da operação dos Açudes Desterro e São Domingos para 2024.1, em Caridade, com instituições do município. Também foi avaliada a operação do 2º semestre de 2023.

Desterro

A vazão média do Açude Desterro na operação 2023.2 (entre julho e janeiro) foi de 20 litros por segundo (l/s), finalizando em janeiro deste ano com saldo positivo de 13 mil metros cúbicos (m³).

Após discussões com o núcleo de operação da regional, foi definido que haverá uma Operação Emergencial do Açude Desterro, com vazão de 20 l/s, para atender as Comunidades de Barrinha, Muquém, Feijão e Providência até o fim de junho.

O volume atual do manancial é de 2,8 milhões de m³, equivalente a 62,1% de sua capacidade máxima.

São Domingos

A vazão média do Açude São Domingos no mesmo período foi de 27 l/s, finalizando em janeiro deste ano com saldo positivo de 26 m³.

No 2º semestre de 2023, o Açude São Domingos passou a abastecer a sede de Caridade por meio de uma adutora. O reservatório também é responsável pelo abastecimento do distrito de São Domingos.

Até junho, o Açude São Domingos vai atender a sede de Caridade e o distrito de São Domingos com uma vazão de 27 l/s.

Atualmente, a barragem está com 3,1 milhões de m³, correspondente a 78,9% do volume total.