Refeições das Cozinhas Ceará Sem Fome são submetidas a análises laboratoriais pelo Nutec

15 de março de 2024 - 14:55 # # # #

Aline Freires - Ascom Gab Primeira-dama - Texto
George Braga - Foto

Ao todo, refeições distribuídas em 11 lotes na Capital foram analisadas pelo Nutec

Por meio de um trabalho realizado pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado, os alimentos fornecidos pelas Cozinhas do Ceará Sem Fome estão passando por análises laboratoriais. Até esta quinta-feira (14), os 11 lotes em Fortaleza já haviam sido analisados.

Para a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, esse trabalho é importante porque respalda ainda mais o programa.

“Essa atuação tem sido fundamental para a garantia da segurança dos alimentos que são fornecidos nas cozinhas Ceará Sem Fome. Ficamos aqui cada vez mais animados de poder prorrogar esse programa por mais seis meses, em 181 municípios, com 1.080 cozinhas e com mais de 9 milhões de refeições. Então, isso nos respalda ainda mais para que possamos continuar com essa conduta e com esse protocolo, que foi repassado pelo Grupo de Trabalho de Alimento Seguro do programa”, destaca.

Após a coleta do alimento por parte dos técnicos, as amostras são encaminhadas, sob refrigeração, ao Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Águas do Nutec. Para a responsável pelo laboratório, Ticiane Oliveira, as análises microbiológicas são importante também porque auxiliam na melhoria e na manuntenção da qualidade dos alimentos.

“É uma ferramenta importante também porque fornece informações para o armazenamento da matéria-prima, o preparo dos alimentos, o processamento e a distribuição. Então, os resultados microbiológicos fornecem informações sobre as condições higiênico-sanitárias do alimento pronto. Fornece também informações se há contaminação, qual tipo de microorganismo envolvido, a quantidade do microorganismo presente e isso me dá subsídio para que eu possa controlá-lo ou eliminá-lo dos alimentos. Isso garante a segurança alimentar e a integridade do consumidor”, explica.

A Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições do programa, popularmente conhecida como Cozinhas Ceará Sem Fome, possui mais de 1.080 unidades em 181 cidades cearenses. São mais de 100 mil refeições prontas distribuídas, diariamente, para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.