Ceará Sem Fome prepara nova fase do programa voltada para qualificação profissional e empregabilidade

21 de março de 2024 - 14:50 # # #

Aline Freires - Ascom Gabinete da Primeira-Dama - Texto
George Braga - Fotos

A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, reuniu-se com membros das 24 Unidades Gerenciadoras das cozinhas do programa, nessa quarta-feira (20). Entre os temas, estava o lançamento, que ocorrerá em breve, do Eixo de Qualificação Profissional e Empregabilidade do programa. Na ocasião, também estiveram presentes os secretários da Cultura, Luisa Cela, do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; e do Trabalho, Vladyson Viana.

“Quado a gente se reúne de frente para os outros, nós vimos o tamanho desse time. Porque quando perguntam sobre como fizemos tudo isso em tão pouco tempo, destaco que o que temos por trás é um time bem grande, com muita boa vontade, muita experiência e expertise em gerenciamento de projetos. E, aqui, quero agradecer a cada um e a cada uma que vestiu a camisa desse programa”, destacou Lia.

Além do diálogo, foram apresentadas à primeira-dama todas ações e balanços sobre o que cada entidade realizou em seus territórios, no contexto do próprio Ceará Sem Fome, como também de outros projetos sociais conduzidos pelas UGs.

“A gente reconhece que se não fosse cada um e cada uma de vocês em todos os municípios, o programa não teria o sucesso que tem hoje. Isso principalmente pela capacidade presencial de estar em todo o nosso território”, reconhece o secretário da SDA, Moisés Braz.

Outros encaminhamentos gerenciais conduzidos pela coordenação das Cozinhas Ceará Sem Fome foi também a aquisição de produtos da agricultura familiar, a prorrogação de parcerias entre Governo do Estado e UGs, entre outros. O Laboratório Íris de Inovação e Dados do Governo do Ceará também apresentou um sistema desenvolvido por eles, com o objetivo de otimizar os dados de cada cozinha, facilitando o trabalho de todos os envolvidos.

Festival Ceará Sem Fome

Visando valorizar ainda mais a qualidade das refeições produzidas pelas Cozinhas Ceará Sem Fome, um festival voltado para a apresentação desses alimentos vem sendo articulado para este ano de 2024, com o apoio de todas as Unidades Gerenciadoras. A ação vem sendo conduzida junto à Secretaria da Cultura.

“É uma ação que só vai ser possível se vocês todos e todas aqui comprarem a ideia e participarem do processo de construção do festival, porque a gente não conseguiria reunir e fazer toda a articulação sem o apoio e a visão de vocês”, destacou a secretária da Cultura, Luisa Cela.

Oportunidades

Também foi apresentado às UGs o Plano de Qualificação Profissional e Empregabilidade do Ceará Sem Fome. A previsão é que sejam investidos R$ 40 milhões para que as pessoas possam ser capacitadas para o mercado de trabalho e, assim, saírem da situação de vulnerabilidade social.

“Nós temos um conjunto de direitos previstos na construção de uma sociedade, como moradia e segurança alimentar, mas infelizmente, no modelo de sociedade em que nós vivemos, a renda é o que determina se a população vai adquirir ou não algo. Então, esse é o nosso desafio”, destacou o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Atualmente, o Ceará Sem Fome realizou uma grande ação nesse contexto: a Capacitação de Agentes Multiplicadores para Padarias Artesanais, com 48 pessoas envolvidas com as cozinhas do programa. Já em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS) e a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), 25 jovens, filhos e filhas de beneficiário(a)s das cozinhas Ceará Sem Fome do bairro Serrinha, realizam um curso de operador de caixa no Projeto ABC Serrinha. O objetivo é que depois eles sejam encaminhados ao mercado de trabalho.