Açude Ema, em Iracema, inicia sangria após 15 anos

1 de abril de 2024 - 13:03 # # #

Ascom Cogerh - Texto e arte gráfica

O mês de abril iniciou de forma positiva para parte dos reservatórios do Ceará. É o caso do açude Ema, no município de Iracema, que verteu neste domingo (01) após 15 anos. Com um volume total de 10,3 milhões de metros cúbicos, a lâmina de sangria alcançou 53 cm, marcando um momento significativo para a região.

As águas provenientes do vertimento do açude Ema seguirão seu curso em direção ao Açude Figueiredo, o 5º maior em capacidade no estado do Ceará, contribuindo para o aumento dos níveis de água dos reservatórios monitorados pela Cogerh.

O manancial é responsável pelo abastecimento do distrito do Ema. Com as últimas precipitações na região do Médio Jaguaribe, cresceu para quase 30% o nível acumulado na bacia, assinalando avanço no aporte em relação aos últimos meses.

De acordo com o monitoramento da Cogerh, o aporte de água aos açudes cearense se dá, principalmente, no trimestre março, abril e maio, sendo o mês de abril o que historicamente registra maior volume aportado.

O diretor de Operações da Cogerh, Tércio Tavares, explica que o momento tem sido positivo para parte das regiões hidrográficas, a exemplo das bacias mais ao norte do Estado, mas pondera que é preciso aguardar o final da quadra chuvosa para fazer uma avaliação mais completa.

“Embora tenhamos alguns números a comemorar, é preciso ter cautela, pois estamos saindo de um período de El Niño. Então vamos aguardar o período de chuvas de abril e maio para fazer uma reavaliação. Até lá, nunca é demais lembrar do uso cauteloso e prudente da nossa água, visto que vimemos numa região semiárida e não temos certeza de como será a próxima quadra chuvosa”, finalizou Tércio.