HGWA reforça cuidado com pacientes ao criar Comissão de Prevenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violência

9 de abril de 2024 - 10:31 # # # #

Bruno Brandão/Ascom HGWA - Texto
Helene Santos/Casa civil e Bruno Brandão - Fotos

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara tem Comissão de Prevenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violência internadas na unidade

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passa a contar a partir de agora com uma Comissão de Prevenção e Proteção às Pessoas em Situação de Violência internadas na unidade. A primeira capacitação para os colaboradores ocorreu com a visita da promotora de justiça e coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas da Violência (NUAVV) no Ministério Público do Estado, Joseane França. Dentre os temas a serem abordados pelo grupo estão: violência contra idosos, pessoas com deficiência, crianças e mulheres, além de discriminação étnico-racial e LGBTQIAP+ e atuação das delegacias.

Tendo à frente o Serviço Social, a comissão é composta por representantes médicos e enfermeiros do eixo adulto e pediátrico, da Psicologia e do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). O primeiro encontro teve como tema “Atuação do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV) dos Programa de Proteção às Vítimas de Violência e a atuação do Ministério Público”. Até o mês de agosto outros encontros com temáticas diferentes deverão ocorrer.

Um dos objetivos da comissão é implantar um protocolo de atendimento que vise identificar, notificar, acompanhar e encaminhar os casos de suspeita e/ou confirmação de violência desde o ingresso do usuário na unidade até sua alta hospitalar.

Registro do primeiro encontro, com a visita da promotora Joseane França, que marcou o início da importante comissão para o HGWA

“A comissão será responsável por capacitar e orientar os profissionais a realizarem os devidos encaminhamentos aos órgãos competentes, garantindo o acompanhamento aos pacientes em situação de suspeita e/ou confirmação de violência intrafamiliar ou extrafamiliar, visando a prevenção e proteção social destes. Um dos objetivos é contribuir no processo de formação permanente dos profissionais da instituição, realizando capacitações sobre a temática”, explica a assistente social Juliana Araújo.

O HGWA já realiza atendimento a pessoas em situação de violência internadas. Com a comissão, a unidade pretende aprimorar o atendimento, qualificando os profissionais e garantindo aos usuários proteção dos seus direitos. A diretora de Gestão do Cuidado do HGWA, Thaís Lobo Herzer, pontua essa importância.

“É uma comissão de caráter multidisciplinar e de ampla abrangência que busca recuperar a dignidade das pessoas atendidas, assim como de seus familiares e também de colaboradores”, finaliza.

Proteção ao idoso

Em outubro do ano passado, o Serviço Social, do HGWA, recebeu a visita da titular da Delegacia de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DPIPD) em Fortaleza. A delegada Rena Gomes e o investigador Pablo Gurgel estiveram na unidade para falar sobre os direitos e cuidados da pessoa idosa.

O coordenador do Serviço Social da unidade, Michel Barbosa, conta que o convite para a equipe é fruto de uma parceria e de um momento de divulgação da própria delegacia com os órgãos parceiros.

“Para nós que trabalhamos na saúde e em um hospital que recebe muitos idosos, é de fundamental importância conhecer, pois o serviço social está diretamente ligado à defesa dos direitos da pessoa idosa. O assistente social é o profissional que faz a escuta qualificada e encaminha aos órgãos competentes os casos de violência e maus tratos contra a pessoa idosa e pessoa com deficiência”, pontua.