Centro Dragão do Mar recebe festival multilinguagem gratuito protagonizado por mulheres, pessoas não-binárias e LGBTQIAPN+ cearenses
21 de maio de 2024 - 09:01 #5º Festival Boca de Cena #Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura #festival #LGBTQIAPN+ #mulheres #pessoas não-binárias
Ascom Dragão do Mar - Texto
Ana Raquel - Foto
O 5º Festival Boca de Cena apresenta, nestes dias 23 e 24, atrações de dança, cinema, teatro e música
Nas próximas quinta-feira (23) e sexta-feira (24), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe o Festival Boca de Cena, que este ano chega à sua quinta edição. Protagonizado por mulheres, pessoas não-binárias e LGBTQIAPN+ cearenses, o festival atua no fortalecimento e na visibilidade de obras artísticas em linguagens e poéticas diversas, como circo, dança, cinema, teatro e música. Inteiramente gratuita, a programação do festival será dividida entre a Arena Dragão do Mar, o Teatro Dragão do Mar e o Espaço Rogaciano Leite Filho, com início a partir das 18h. Parte das atrações é realizada em parceria com o Serviço Social do Comércio – Sesc Ceará.
Com uma mistura de tradições, lendas e causos que registram nossa história no tempo, o Boca de Cena evidencia a multiplicidade e a diversidade de povos e culturas no Ceará e no Brasil e convida o público a fazer um mergulho nas nossas origens e nos seus desdobramentos, retratados nas mais diversas linguagens e linhas de pensamentos, na riqueza e na potência artística cearense.
Programação
23 de maio (quinta-feira)
Palco Arena Dragão do Mar
18h – Abertura
18h15h às 20h – DJ Ada Porã (parceria com SESC Ceará)
19h às 19h45 – Reisado Guerreiros de Jorge, do Grupo Garajal (parceria com SESC Ceará)
20h às 21h30 – DJ Bruna Queiroz (parceria com SESC Ceará)
20h30 – Espetáculo “Vozes Silenciadas”, de Lyvia Cruz, Renata Freitas e Gracy Kelly (Fortaleza/CE)
Palco Torre do Café (Espaço Rogaciano Leite Filho)
18h30 às 19h – Exibição dos filmes cearenses ‘Sertão Delas’, de Alexia Duarte (parceria com SESC Ceará) e ‘Sereia do Sertão’, de Letícia Viana (convidada)
Palco Teatro Dragão do Mar
20h às 20h15- Emanuelle Nascimento – “Shiii!” (Fortaleza/CE)
21h às 21h15 – Átila – “Desgovernada” (Russas/CE)
24 de maio (sexta-feira)
Palco Arena Dragão do Mar
18h às 19h15 – DJ Vládia Soares (parceria com SESC Ceará)
19h15 às 20h30 – DJ Kah Vieira – Brasilidades (parceria com SESC Ceará)
19h30 – Maria Valdênia e Silvia Moura – Bordando a Vida (Fortaleza/CE)
20h30 às 21h30 – Apresentação musical Bloco A Turma do Mamão (parceria com SESC Ceará)
21h45 às 22h45 – Show Raízes do Griô (parceria com SESC Ceará)
Palco Torre do Café (Espaço Rogaciano Leite Filho)
18h30 às 19h – Exibição dos filmes cearenses ‘Carolina Maria de Jesus: Facetas de um Brasil Desigual’, de Geyse Anne (parceria com SESC Ceará) e ‘Laroiê Exu’, da Ong IPHANACQ (parceria com SESC Ceará)
Palco Teatro Dragão do Mar
19h – Espetáculo “Rasga Mortalha” (Fortaleza/CE)
20h – Sarau Cerol e Navalha (Sobral/CE)
Sobre o Festival Boca de Cena
O Festival Boca de Cena chega para compartilhar narrativas, viver experiências e corporificar memórias. Foi concebido como um espaço de intercâmbio, formação e difusão para artistas que tenham interesse em expor e apresentar seus processos de criação, a fim de criar espaços de fruição cultural e propor programações independentes, fomentando uma agenda cultural para a cidade de Fortaleza. As quatro primeiras edições foram realizadas por meio da Temporada de Arte Cearense (TAC), uma ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece).
O 5º Festival Boca de Cena é realizado pelas produtoras Balaiolab, Tempo Aberto e Flutuante Produtora e conta com o apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo (lei Complementar nº 195/2022), viabilizados por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE).
Serviço:
5º Festival Boca de Cena
Datas: 23 e 24 de maio (quinta e sexta-feira)
Horário: A partir das 18h
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Mais informações no site www.dragaodomar.org.br e no Instagram @dragaodomar